Após produzir 200 unidades de demonstração, empresa negocia com montadoras para o segmento de SUVs eletrificados

ABridgestone Américas acaba de concluir a produção de uma série de 200 pneus de demonstração feitos com 75% de materiais reciclados e renováveis, respectivamente 37% e 38%, a partir de garrafas plásticas e borracha natural colhida de arbustos cultivados no deserto do Arizona. A empresa agora está conversando com montadoras para uma avaliação conjunta ao longo deste ano sobre o uso do produto na próxima geração de SUVs e crossovers eletrificados.
“À medida que avançamos em nossa transformação para uma empresa de soluções sustentáveis, fazemos incrível progresso no uso de materiais reciclados e renováveis para trazer pneus sustentáveis desde o desenho até a produção”, comentou Paolo Ferrari, presidente e CEO da Bridgestone Américas. “A iniciativa atual representa marco significativo à medida que aceleramos nosso progresso para utilizar materiais totalmente sustentáveis em nossos produtos até 2050”.
O executivo informou que há outros estudos em andamento que utilizam 90% de pneus reciclados e materiais renováveis para a fabricação de um pneu novo. No caso do pneu demonstração, ele foi desenvolvido no Centro Tecnológico das Américas da Bridgestone em Akron, Ohio, e produzido na fábrica de Aiken County Passenger/Light Truck em Graniteville, Carolina do Sul.
O pneu que tem por objetivo atender o segmento de SUVs eletrificados é o primeiro on-road a utilizar guiayule, borracha natural derivada do arbusto do deserto e cultivada na instalação agrícola de P&D da Bridgestone em Eloy, Arizona. A empresa investiu mais de 10 anos e cerca de US$ 100 milhões em pesquisa e desenvolvimento de guayule como uma alternativa à borracha natural importada da árvore Hevea Brasiliensis, cultivada principalmente em Sudeste Asiático.
LEIA MAIS
→Vendas de pneus patinam no primeiro trimestre
O desenvolvimento de 75% de pneus reciclados e renováveis pela companhia está alinhado com o Bridgestone Compromisso E8, que consiste em 8 valores que começam com a letra “E” (Energia, Ecologia, Eficiência, Extensão, Economia, Emoção, Facilidade e Empoderamento), que orienta as decisões da empresa para uma sociedade mais sustentável.
Foto: Divulgação/Bridgestone
Montadora promove outras três alterações em sua estrutura diretiva
Apesar de preverem mercado estável, executivos confirmam lançamentos com novas tecnologias
Foram mais de 6,6 milhões de transações entre automóveis, comerciais leves e pesados e motos
Único segmento com queda na venda de novas cotas foi o de pesados, justamente o…
Multas ainda são volumosas pela falta de uso; Ford, Renault e VW sinalizam os lançamentos…
Pela primeira vez, nos 88 anos de sua história, fabricante fecha uma unidade fabril na…