Após produzir 200 unidades de demonstração, empresa negocia com montadoras para o segmento de SUVs eletrificados
ABridgestone Américas acaba de concluir a produção de uma série de 200 pneus de demonstração feitos com 75% de materiais reciclados e renováveis, respectivamente 37% e 38%, a partir de garrafas plásticas e borracha natural colhida de arbustos cultivados no deserto do Arizona. A empresa agora está conversando com montadoras para uma avaliação conjunta ao longo deste ano sobre o uso do produto na próxima geração de SUVs e crossovers eletrificados.
“À medida que avançamos em nossa transformação para uma empresa de soluções sustentáveis, fazemos incrível progresso no uso de materiais reciclados e renováveis para trazer pneus sustentáveis desde o desenho até a produção”, comentou Paolo Ferrari, presidente e CEO da Bridgestone Américas. “A iniciativa atual representa marco significativo à medida que aceleramos nosso progresso para utilizar materiais totalmente sustentáveis em nossos produtos até 2050”.
O executivo informou que há outros estudos em andamento que utilizam 90% de pneus reciclados e materiais renováveis para a fabricação de um pneu novo. No caso do pneu demonstração, ele foi desenvolvido no Centro Tecnológico das Américas da Bridgestone em Akron, Ohio, e produzido na fábrica de Aiken County Passenger/Light Truck em Graniteville, Carolina do Sul.
O pneu que tem por objetivo atender o segmento de SUVs eletrificados é o primeiro on-road a utilizar guiayule, borracha natural derivada do arbusto do deserto e cultivada na instalação agrícola de P&D da Bridgestone em Eloy, Arizona. A empresa investiu mais de 10 anos e cerca de US$ 100 milhões em pesquisa e desenvolvimento de guayule como uma alternativa à borracha natural importada da árvore Hevea Brasiliensis, cultivada principalmente em Sudeste Asiático.
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O desenvolvimento de 75% de pneus reciclados e renováveis pela companhia está alinhado com o Bridgestone Compromisso E8, que consiste em 8 valores que começam com a letra “E” (Energia, Ecologia, Eficiência, Extensão, Economia, Emoção, Facilidade e Empoderamento), que orienta as decisões da empresa para uma sociedade mais sustentável.
Foto: Divulgação/Bridgestone
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