Mercado

Venda de caminhões registra alta mensal, mas bem abaixo do ano passado

Segmento de ônibus se mantém em retomada, apesar de base de comparação baixa

O mercado de caminhões em maio se mostrou mais comprador em relação ao mês anterior. Conforme os dados da Fenabrave apresentados na sexta-feira, 2, o transportador absorveu perto de 8 mil unidades ante 7,3 mil emplacadas em abril.

O volume do mês passado, no entanto, foi 23,4% menor na comparação como maio de 2022, quando os licenciamentos somaram 10,3 mil caminhões.

A trajetória de queda também se verifica no acumulado. Nos cinco primeiros meses as entregas chegaram a 42,6 mil unidades frente a 46,4 mil de um ano atrás, uma baixa de 8,2%.

De acordo com observação do presidente da federação dos concessionários, Andreta Jr., assim como todo os segmentos de veículo, o transportador de carga também encontra seletividade de acesso ao crédito, bem como resistência aos custos de investimento mais alto.

“O comprador de caminhão segue em compasso de espera, afinal, ainda ocorre uma adequação de preços dos produtos, devido à introdução da tecnologia Euro 6.”

Mercado de ônibus segue movimento de retomada

O segmento de ônibus segue tendência de recuperação depois do impacto provocado pela pandemia. Em maio, os emplacamentos somaram 2,2 mil unidades, volume 34% maior em relação a abril, e 24,3% acima do computado no mês do ano passado, de 1,8 mil ônibus.

Com o desempenho parcial de maio, as vendas do ano acumularam quase 11,2 mil unidades, um crescimento de 51,3% sobre os 7,4 mil ônibus licenciados nos cinco primeiros meses de 2022.

LEIA MAIS

→Emplacamento de caminhões segue retraído em abril

→Volvo estima mercado de caminhões 23% menor em 2023


Foto: Scania/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Décio Costa

Notícias recentes

Exportações de veículos acumulam queda de 20% até maio

Embarques para Argentina, o maior mercado, recuaram mais de 30% nos cinco primeiros meses

% dias atrás

Lula lança Move Brasil – Entregadores e Motoapp

O prazo de financiamento é de 48 meses, com dois de carência. Mulheres pagarão juros…

% dias atrás

Estoque beira 500 mil veículos, 329 mil importados

Compras na China cresceram expressivos 86,6% este ano, enquanto carros argentinos perdem espaço no Brasil

% dias atrás

Produção de caminhões ganha mais ritmo em maio

Baixas persistem em relação aos volumes do ano passado, mas devem receber contribuição com o…

% dias atrás

Com 4,3 mil contratações no ano, produção supera 1,1 milhão de veículos

Aumento da oferta sobre 2025 é de 7,1%. Só em maio foram criadas 1.100 novas…

% dias atrás

Hyundai lança i20 no Brasil e cria ponte entre hatchbacks e SUVs compactos

Novo modelo produzido em Piracicaba chega ao mercado em seis versões, com preços entre R$…

% dias atrás