Empresa

VWCO completa 30 anos de produção de ônibus

Montadora já fabricou mais de 175 mil ônibus desde 1993

A Volkswagen Caminhões e Ônibus comemora os 30 anos do lançamento de seu primeiro ônibus. O VW 16.180 CO chegou às ruas em 1993 e deu início a um leque de produtos com mais de 50 alternativas.

O primeiro chassi 16.180 CO foi adquirido pela Real Auto Ônibus, empresa que opera no transporte da cidade do Rio de Janeiro, RJ. Desde então, a marca consolidou-se na vice-liderança do mercado.

Em 2023 não tem sido diferente: de janeiro a maio, a VWCO negociou 2.646 unidades. com vigoroso crescimento de 80% sobre igual período do ano passado —  bem acima da média do avanço de 51% do segmento. A participação também cresceu significativamente de 18,9% para 23,4% na mesma comparação.

São mais de 175 mil chassis produzidos desde o lançamento da linha Volksbus em 1993. Os ônibus da VWCO rodam também em diversos países da América Latina, Ásia, África e até do Oriente Médio.

Só em 2022, embarcou 9,5 mil veículos, seu melhor resultado nos últimos cinco anos e 15% acima do volume negociado no exterior em 2021.

A VWCO agora prepara seu ingresso em nova seara: a dos ônibus movidos a eletricidade. No mês passado, a montadora apresentou seu primeiro protótipo de ônibus 100% elétrico, sem, entretanto, revelar especificações técnicas.

A empresa adianta apenas que terá plataforma modular e aproveitará o consórcio de empresas fornecedoras já constituído, aos moldes do concebido para o lançamento do caminhão elétrico e-Delivery.

LEIA MAIS

→ Chassi Volksbus desembarca no Catar com a Volare


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria
Tags: ônibusVWCO

Notícias recentes

Centro de testes da BYD no Rio custará R$ 300 milhões

Complexo com pistas de testes para desenvolvimento de tecnologias e veículos começa a ser construído…

% dias atrás

Volkswagen fabrica o T-Cross número 600 mil

Modelo lançado em 2019 bateu recorde de licenciamentos no ano passado

% dias atrás

Grupo Mônaco reforça presença da VWCO no Centro-Oeste

Rede de concessionárias

% dias atrás

Marcelo Godoy é reeleito presidente da da Abeifa

Rodrigo Soares é vice-presidente e Fernando Alves, diretor financeiro

% dias atrás

Denza Z9 GT: recargas tão rápidas quanto encher o tanque.

Nova tecnologia do modelo promete recompor até 97% da capacidade energética da bateria em 9…

% dias atrás

Programa Formare: Stellantis abre inscrições em Goiana.

São 20 vagas e os interessados devem se cadastrar no site da Fundação Iochpe até…

% dias atrás