Montadora já fabricou mais de 175 mil ônibus desde 1993

A Volkswagen Caminhões e Ônibus comemora os 30 anos do lançamento de seu primeiro ônibus. O VW 16.180 CO chegou às ruas em 1993 e deu início a um leque de produtos com mais de 50 alternativas.
O primeiro chassi 16.180 CO foi adquirido pela Real Auto Ônibus, empresa que opera no transporte da cidade do Rio de Janeiro, RJ. Desde então, a marca consolidou-se na vice-liderança do mercado.
Em 2023 não tem sido diferente: de janeiro a maio, a VWCO negociou 2.646 unidades. com vigoroso crescimento de 80% sobre igual período do ano passado — bem acima da média do avanço de 51% do segmento. A participação também cresceu significativamente de 18,9% para 23,4% na mesma comparação.
São mais de 175 mil chassis produzidos desde o lançamento da linha Volksbus em 1993. Os ônibus da VWCO rodam também em diversos países da América Latina, Ásia, África e até do Oriente Médio.
Só em 2022, embarcou 9,5 mil veículos, seu melhor resultado nos últimos cinco anos e 15% acima do volume negociado no exterior em 2021.
A VWCO agora prepara seu ingresso em nova seara: a dos ônibus movidos a eletricidade. No mês passado, a montadora apresentou seu primeiro protótipo de ônibus 100% elétrico, sem, entretanto, revelar especificações técnicas.
A empresa adianta apenas que terá plataforma modular e aproveitará o consórcio de empresas fornecedoras já constituído, aos moldes do concebido para o lançamento do caminhão elétrico e-Delivery.
LEIA MAIS
→ Chassi Volksbus desembarca no Catar com a Volare
Foto: Divulgação
Embarques ultrapassaram 322 mil unidades no ano passado
Já em pré-venda, novo SUV compacto chega nas concessionárias em fevereiro
Compras na China cresceram 15% e foram decisivas para o déficit de US$ 15 bilhões…
Cavalo-mecânico utiliza combustível líquido e pode rodar mais de 1 mil km com um único…
Fabricante garante procedência e para veículos da marca oferece serviços de conectividade
No ano passado, a fabricante registrou crescimento de 12% nas vendas