Indústria

ABVE calcula 80 mil eletrificados vendidos no Brasil em 2023

Nova projeção é 15% maior do que a estimativa inicial

Após o resultado dos licenciamentos de setembro, a ABVE, Associação Brasileira do Veículo Elétrico, revisou pela segunda vez suas projeções para o mercado interno de automóveis e comerciais leves eletrificados. Ricardo Bastos, presidente da entidade, calcula agora que perto de 80 mil unidades devem chegar às ruas até o fim deste ano.

O número é cerca de 15% maior do que o inicialmente previsto pela ABVE e que apontava para 70 mil unidades. “E já tínhamos revisto para 75 mil”, enfatizou o dirigente, que destaca que perto de um terço dos modelos eletrificados vendidos no País em 2023 serão de produção nacional.

A nova projeção da entidade foi divulgada nesta quinta-feira, 5, durante a abertura, em São Paulo, do Salão da Mobilidade Elétrica e Cidades Inteligentes.

Conhecido também como Veículo Elétrico Latino-Americano, o evento reunirá até sábado, 7, fabricantes e importadores de veículos elétricos — de bicicletas e motos a automóveis, caminhões e ônibus —, além de fornecedores de componentes e de serviços ligados à eletromobilidade.

“ O salão é o principal palco dos avanços e produtos e serviços deste segmento”, afirma Ricardo Guggisberg, presidente do IBMS, Instituto Brasileiro de Mobilidade Sustentável e organizador do evento, que engloba ainda o Congresso C-Move, que acontece nos dois primeiros dias com especialistas e profissionais do setor.

Os organizadores esperam receber cerca de 3 mil visitantes ao longos dos três dias da mostra, que reúne empresas como GWM, BYD, JAC, Borgwarner, Siemens, Brasil, Eletra, Moura e Weg, dentre outras.

A exposição, realizada no Expo Center Norte, na Zona Norte da capital, terá novo endereço. A edição de 2024 será realizada no São Paulo Expo, centro de feiras e exposições na Zona Sul e que nos últtimos anos tem abrigado as principais mostras do setor automotivo, como Fenatran e Automec .

Dentre as principais novidades da VE Latino-Americano deste ano, destaque para a GWM, que apresentou seu sistema de célula de hidrogênio para veículos comerciais,já testado e apresentado em outros países e que está em estudo no Brasil.

Presente na mostra, James Yang ,CEO  da GWM para as Américas, confirmou que o cronograma para início de operação da fábrica de Iracemápolis, SP, segue como o previsto  a produção deve começar em maio de 2024 e já em 2025 a planta brasileira se tornará base exportadora do SUV e da picape para mercados da América do Sul.

LEIA MAIS

→ Eletrificados garantem números positivos das associadas da Abeifa


 

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

Mercado de automóveis na Europa chega estável no 1º bimestre

Vendas de elétricos e híbridos alcançam participação perto de 70% no período

% dias atrás

CNH premia os melhores fornecedores com o Suppliers Excellence Awards 2026

Aptiv foi a maior vencedora ao ser reconhecida em duas categorias e como Fornecedor do…

% dias atrás

China concentra um terço dos investimentos de montadoras no País

Projeção indica aportes de US$ 7,4 bilhões até 2030 para instalar capacidade de montar mais…

% dias atrás

Na Alemanha, o primeiro centro de inovação da Leapmotor fora da China

Objetivo da Stellantis é promover a globalização da marca também em design e engenharia

% dias atrás

Consumidores ainda precisam “descobrir” o Renault Boreal

Enxurrada de lançamentos pulveriza vendas de SUVs médios

% dias atrás

Ford integra operações de veículos comerciais na América Latina

Guilherme Lastro revela união das atividades do Brasil e Argentina com o México

% dias atrás