Produto

Feito no Brasil, Kardian inaugura nova fase da Renault fora da Europa

SUV compacto tem novo motor 1.0 turbo de três cilindros, que entrega 125 cv

O Rio de Janeiro foi palco nesta quarta-feira, 25, da estreia mundial do Kardian, SUV compacto e urbano que inicia uma nova fase internacional da Renault, marcada pela renovação total do seu portfólio de produtos fora da Europa.

Em plataforma nova, a CMF, o modelo tem motor também novo, o 1.0 turbo de três cilindros, que entrega 125 cv e 220 Nm de torque, com injeção direta, associado a um câmbio automático com dupla embreagem EDC.

Já em produção pré-série na fábrica paranaense da São José dos Pinhais, seu lançamento comercial está previsto para março do próximo ano.

Desenvolvido pelas engenharias da França e do Brasil, o Kardian será exportado para 20 países da América Latina já a partir do ano que vem e também será produzido fábrica de Casablanca (Somaca), no Marrocos, para atender outros países fora da Europa.

Dentre as principais novidades dessa nova fase, Fabrice Cambolive, CEO da marca Renault, destacou a retomada do DNA da Renault (no Brasil, os modelos em produção são originários de plataformas da Dacia).

LEIA MAIS

Renault acumula receita de € 37,4 bilhões até setembro

Às vésperas da estreia mundial, mais um pouco do Renault Kardian

O novo SUV chega para concorrer com o Fiat Pulse e VW Nivus, mas seu preço só será revelado por ocasião da sua chegada no mercado brasileiro no ano que vem.

Externamente, sua frente exibe a nova identidade da marca com o logo “Nouvel’R” e a nova assinatura luminosa. Internamente, seus diferenciais são o console mais alto com alavanca de velocidades de tipo “e-shifter”, as regulagens do sistema Multi-Sense que permitem customizar a condução e a possibilidade de personalização do ambiente interno a partir de oito opções luminosas.

Em termos de segurança o Kardian é equipado, entre outros itens, com seis airbags e 13 sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS), incluindo o alerta de ponto cego e a câmera multivisão.

Com a nova plataforma, que permite produzir modelos entre 4 e 5 metros, a Renault poderá desenvolver uma grande diversidade de modelos para vários mercados. Posicionado no segmento B, o Kardian tem comprimento de 4,12 m, com 1,75 m de largura e 1,54 m de altura.


Fotos: Divulgação/Renault

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Goiânia avança na requalificação do transporte com Marcopolo e Volvo

Sistema da Região Metropolitana ganha por 21 unidade de ônibus elétricos articulados e biarticulados

% dias atrás

Baterias íon-sódio ganharão mais participação nos elétricos chineses

Tecnologia é alternativa mais barata à química íon-lítio, hoje predominante

% dias atrás

América do Sul é a região de maior expansão do Grupo VW no mundo

Com Brasil na liderança e vendas totais de 569.174 unidades, expansão em 2025 sobre 2024…

% dias atrás

Brasil é o décimo mercado da Toyota, maior montadora mundial

Empresa vendeu 11,3 milhões de veículos em 2025, 4,6% a mais do que no ano…

% dias atrás

Fim da prova de baliza vai facilitar obtenção da CNH

Nove Detrans já eliminaram a obrigatoriedade de teste da manobra

% dias atrás

Carro híbrido estreia no Top 10 dos seguros mais acessíveis no País

Levantamento da Creditas Seguros mostra o BYD Song Pro em oitavo lugar nessa seleta lista

% dias atrás