Marca encerrará 2023 no topo do segmento pela primeira vez, suplantando a Jeep

A menos que algo muito improvável aconteça, como uma greve na fábrica ou a Volkswagen deixar de faturar veículos por 15 dias em dezembro, a Jeep perderá a liderança do segmento de SUVs no Brasil. Será a primeira vez desde 2016, primeiro ano completo de produção local da marca norte-americana.
Encerrados os onze primeros meses de 2023, a Volkswagen é a líder! Superou 125,3 mil utilitários esportivos vendidos, participação de 17,9%. A Jeep, agora a segunda colocada, somou 118,4 mil licenciamentos, 17%, contra 77,7 mil unidades da Fiat (11,1%), coirmã na Stellantis.
Para perder essa vantagem de quase um ponto porcentual ou 6,9 mil veículos a montadora alemã teria que “colaborar muito” com a adversária nas próximas três semanas. Bota difícil nisso.
Não foi o caso, por exemplo, em novembro. Enquanto a Jeep negociou 11,7 mil unidades do Renegade, Compass e Commander, a VW colocou nas ruas 12,8 mil unidades do trio composto por T-Cross, Nivus e Taos, além de um residual do mexicano Tiguan.
A margem em favor da VW, na verdade, só tem aumentado nos últimos meses. A Jeep pontuou o segmento no primeiro semestre, mas foi ultrapassada no acumulado até julho ainda que por meras cinco centenas de unidades e que foram multiplicadas por dez desde então.
T-Cross, o mais vendido pela segunda vez
Além de já ter colocado quase “as duas mãos na taça” dos SUVs pela primeira vez, a Volkswagen tem mais um motivo para encerrar as atividades de 2023 em festa — novamente, caso não enfrente o improvável tsunami comercial.
Com mais de 64,6 mil licenciamentos registrados de janeiro a novembro, o T-Cross será o SUV mais vendido do Brasil no ano.
O modelo compacto alcançou o topo do segmento em 2020, mas ainda em meio à turbulência de mercado gerada pela pandemia. Desta vez, sem desarranjos da cadeia produtiva ou das vendas, já acumula 4,8 mil emplacamentos a mais do que o Chevrolet Tracker.
LEIA MAIS
→ Mais de 1,94 milhão de veículos leves vendidos no ano
→ Em novembro, BYD supera Ram, Peugeot e Ford em vendas
Foto: Divulgação
Montadora promove outras três alterações em sua estrutura diretiva
Apesar de preverem mercado estável, executivos confirmam lançamentos com novas tecnologias
Foram mais de 6,6 milhões de transações entre automóveis, comerciais leves e pesados e motos
Único segmento com queda na venda de novas cotas foi o de pesados, justamente o…
Multas ainda são volumosas pela falta de uso; Ford, Renault e VW sinalizam os lançamentos…
Pela primeira vez, nos 88 anos de sua história, fabricante fecha uma unidade fabril na…