A menos que algo muito improvável aconteça, como uma greve na fábrica ou a Volkswagen deixar de faturar veículos por  15 dias em dezembro, a Jeep perderá a liderança do segmento de SUVs no Brasil. Será a primeira vez desde 2016, primeiro ano completo de produção local da marca norte-americana.

Encerrados os onze primeros meses de 2023, a Volkswagen é a líder! Superou 125,3 mil utilitários esportivos vendidos, participação de 17,9%. A Jeep, agora a segunda colocada, somou 118,4 mil licenciamentos, 17%, contra 77,7 mil unidades da Fiat (11,1%), coirmã na Stellantis.

Para perder essa vantagem de quase um ponto porcentual ou 6,9 mil veículos a montadora alemã teria que “colaborar muito” com a adversária nas próximas três semanas. Bota difícil nisso.

Não foi o caso, por exemplo, em novembro. Enquanto a Jeep negociou 11,7 mil unidades do Renegade, Compass e Commander, a VW colocou nas ruas 12,8 mil  unidades do trio composto por T-Cross, Nivus e Taos, além de um residual do mexicano Tiguan.

A margem em favor da VW, na verdade, só tem aumentado nos últimos meses. A Jeep pontuou o segmento no primeiro semestre, mas foi ultrapassada no acumulado até julho ainda que por meras cinco centenas de unidades e que foram multiplicadas por dez desde então.

T-Cross, o mais vendido pela segunda vez

Além de já ter colocado quase “as duas mãos na taça” dos SUVs pela primeira vez, a Volkswagen tem mais um motivo para encerrar as atividades de 2023 em festa —  novamente, caso não enfrente o improvável tsunami comercial.

Com mais de 64,6 mil licenciamentos registrados de janeiro a novembro, o T-Cross será o SUV mais vendido do Brasil no ano.

O modelo compacto alcançou o topo do segmento em 2020, mas ainda em meio à turbulência de mercado gerada pela pandemia. Desta vez, sem desarranjos da cadeia produtiva ou das vendas, já acumula 4,8 mil emplacamentos a mais do que o Chevrolet Tracker.

LEIA MAIS

→ Mais de 1,94 milhão de veículos leves vendidos no ano

→ Em novembro, BYD supera Ram, Peugeot e Ford em vendas


Foto: Divulgação

George Guimarães
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!