Motocicletas

Produção de motos tem melhor janeiro em uma década

foram fabricadas 143,3 mil motos no mês passado. Mercado interno segue aquecido.

Depois de alcançar 1,57 milhão de unidades produzidas em 2023, maior volume em uma década, a indústria brasileira de motocicletas comemora um início de 2024 ainda melhor, segundo a Abraciclo, Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares.

As fabricantes associadas da entidade estabeleceram em janeiro a maior produção para este mês desde 2014. Saíram das linhas de montagem instaladas no PIM, Polo Industrial de Manaus, 141,2 mil motos, 14,9% a mais do que um ano antes.

“Janeiro foi um mês bastante positivo, com mais dias úteis e sem os impactos da estiagem, o que permitiu com que as fabricantes trabalhassem em uma condição favorável”, analisou Marcos Bento, presidente da entidade, que estima crescimento de 7,4% na produção em 2024, para 1,69 milhão de motos.

Vendas aquecidas

O mercado interno aquecido puxou o ritmo mais acelerado das linhas de montagem. Os emplacamentos no mês superaram 143,3 mil unidades, expressiva alta de 29,7% em relação ao mesmo mês do ano passado e de 8% diante do resultado de dezembro. O setor contabilizou vendas diárias médias em janeiro de 6,5 mil unidades.  

Também foi o melhor desempenho para o mês em muitos anos, desde 2008. O setor projeta mercado interno de 1,7 milhão de unidades ao longo de 2024, 7,5% a mais do que em 2023.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

Acelerada, Foton cresce vendas bem acima do mercado

Com montagem local, marca amplia portfólio de produtos e segmentos

% dias atrás

Nissan abre 51 vagas de estágio

Programa contempla fábrica de Resende e escritório em São Paulo. Inscrições até 29 de maio.

% dias atrás

Importações de autopeças chinesas disparam em março

No trimestre, a alta é de 9,1%. No mês, contudo, expansão de 35% no comparativo…

% dias atrás

Consórcio de veículos encerra o 1º trimestre em ritmo de retomada

Venda de novas cotas registra alta perto de 3% com volume de crédito negociado em…

% dias atrás

New Holland anuncia nacionalização de plataformas de corte

Iniciativa aportou R$ 100 milhões na unidade de Curitiba, que abastecerá mercado da América Latina

% dias atrás

Cuiabá renova frota de ônibus com a Mercedes-Benz

Transporte público coletivo

% dias atrás