Empresa

Caoa deixará de ser importadora dos automóveis Hyundai

Fim da parceria de quase 25 anos deve ser anunciada na semana que vem

O longo relacionamento de mais de duas décadas do Grupo Caoa como importador dos automóveis Hyundai chegou ao fim. No próximo dia 6 de março a montadora coreana vai anunciar oficialmente o fim da parceria, que na verdade já vinha claudicante há bons anos— inclusive com uma tentativa na Justiça da Hyundai, em 2018, de reaver o direito de importação — e que completaria Bodas de Prata este ano.

A partir de agora, será a própria Hyundai a responsável por trazer seus veículos da Coreia do Sul ou de outras países e com maior liberdade. O Grupo Caoa só podia importar modelos que lá fora estavam com produção encerrada ou desatualizados com relação ao mercado internacional. Caso exemplar era o Tucson, que aqui é comercializado como New Tucson, mas que saiu de linha há quase quatro anos.

A informação do fim do acordo iniciado em 1999 foi revelada por Annuar Ali, consultor que já atuou como vice-presidente da Caoa Montadora, ao site Auto+. “A Hyundai passa a ter o comando da importação. No dia 6 [de março] vamos ter um anúncio de produtos futuros. Tem uma seleção de coisas para o futuro que está sendo definida pela Hyundai com participação da CAOA”,  teria afirmado o consultor.

LEIA MAIS

→ Grupo Caoa quer ter marca e veículos próprios

→ CEO global da Hyundai anuncia investimentos de US$ 1,1 bilhão no Brasil

De fato, a própria Hyundai tem coletiva de imprensa marcada para o dia 6. No convite, entretanto, a montadora limita-se a afirmar  que a empresa começará um novo capítulo de sua história no Brasil e que apresentará o futuro portfólio de produtos da marca no País.

Procurada por AutoIndústria, a montadora emitiu a seguinte nota:

“A Hyundai Motor Brasil Montadora de Automóveis e a CAOA Montadora de Veículos confirmam que estão desenvolvendo em conjunto um novo modelo de distribuição de veículos da marca Hyundai no Brasil baseado em um canal único. Neste momento, não podemos dar detalhes, mas, muito em breve, haverá ampla e clara comunicação sobre as vantagens deste novo modelo de distribuição, visando principalmente os clientes da marca Hyundai no Brasil, que serão os maiores beneficiados.” 

O Grupo CAOA não se manifestou. Nesta segunda-feira, 26, entretanto, a empresa admitiu que estuda a constituição de marca e desenvolvimento de produtos próprios.

Na prática, se tornaria uma montadora integralmente nacional. Hoje o grupo comandado por Carlos Alberto de Oliveira de Andrade Filho ainda fabrica caminhões leves Hyundai e uma ampla linha de SUVs da chinesa Chery em Anápolis, GO.

HB20, HB20 Sedan e Creta, os três modelos nacionais da Hyundai, saem de fábrica própria da montadora em Piracicaba, SP, inaugurada em 2012.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

BYD lança picape híbrida plug-in no México

É a primeiro vez que a fabricante de eletrificados estreia um modelo fora da China

% dias atrás

Montadoras já têm produção afetada por causa das chuvas no RS

Situação mais grave é a da GM. Mas VW programa férias coletivas e Mercedes-Benz e…

% dias atrás

Stellantis trará para o Brasil elétricos da Leapmotor no último trimestre

Modelos chineses complementarão oferta das demais marcas do grupo

% dias atrás

VWCO inicia produção de veículos na Argentina

Operação começa com quatro modelos de caminhões e um chassi de ônibus

% dias atrás

Estados Unidos elevam tarifa sobre carros chineses a 100%

Índice é o quádruplo do que vinha sendo praticado para elétricos do país asiático até…

% dias atrás

Perda da produção da Renault é estimada em 4 mil veículos

Greve completou cinco dias úteis e só na quinta-feira haverá nova assembleia para definir rumo…

% dias atrás