Mercado

Mercado de caminhões fecha o 1º semestre em alta de 10%

Nova projeção da Fenabrave aponta crescimento de 12% nas vendas do segmento, 2 pontos porcentuais acima da estimativa anterior

As vendas de caminhões no País encerraram o primeiro semestre com indicações robustas de ritmo acelerado. Ao fim do período, os emplacamentos somaram 55,4 mil unidades, 10,2% superior ao anotado um ano antes, quando acumulava 50,3 mil.

Somente em junho, com registro de 9,6 mil caminhões negociados, a alta foi de 3,25% em relação a maio (9,3 mil) e expressivos 25,3% na comparação com o mesmo mês do ano passado (7,7 mil).

LEIA MAIS

Mercado de veículos leves deve crescer 15% em 2024, para 2,5 milhões

→Mercado de caminhões engata movimento de recuperação

→No mercado de caminhões acima de 16 toneladas a Volvo lidera com folga

Segundo avaliação da Fenabrave, o segmento segue absorvendo de maneira positiva às demandas do agronegócio, construção, indústria e varejo.

“Os emplacamentos de caminhões dependem do PIB, do crédito para financiamentos e do movimento da economia. Esperamos um aquecimento ainda maior no segundo semestre”, resume José Mauricio Andreta Jr., presidente da Fenabrave.

Diante da trajetória positiva apresentada na primeira metade do ano e percepção de continuidade nos próximos meses, a Fenabrave reviu a projeção das vendas em 2024. Em vez da alta de 10% estimada em janeiro, para 110,5 unidades, agora a federação dos distribuidores de veículos aponta crescimento de 12%, para 116,6 mil caminhões emplacados.


Foto: Scania/Divulgação

Últimos posts por Décio Costa (exibir todos)
Compartilhar
Publicado por
Décio Costa

Notícias recentes

Brasil passa a quinto maior mercado mundial de veículos chineses

Embarques ultrapassaram 322 mil unidades no ano passado

% dias atrás

Em Sorocaba, Toyota inicia produção em série do Yaris Cross

Já em pré-venda, novo SUV compacto chega nas concessionárias em fevereiro

% dias atrás

Importações de autopeças atingem maior valor no pós-pandemia

Compras na China cresceram 15% e foram decisivas para o déficit de US$ 15 bilhões…

% dias atrás

Daimler começará a fabricar caminhão a célula de hidrogênio este ano

Cavalo-mecânico utiliza combustível líquido e pode rodar mais de 1 mil km com um único…

% dias atrás

Volvo registra recorde nas vendas de caminhões seminovos em 2025

Fabricante garante procedência e para veículos da marca oferece serviços de conectividade

% dias atrás

VWCO tem na Argentina o seu maior mercado fora do Brasil

No ano passado, a fabricante registrou crescimento de 12% nas vendas

% dias atrás