Mercado

Acea: venda de automóveis na Europa cresce 4,4% no 1º semestre.

No período, as entregas de eletrificados fecham em alta, enquanto as de carros a gasolina e a diesel recuam

As vendas de automóveis no primeiro semestre na Europa acumularam 6,78 milhões de unidades, 4,4% superior ao registrado há um ano, quando somava 6,58 milhões. Segundo relatório da associação que representa os fabricantes de veículos no continente, Acea, apesar do crescimento, o volume ainda é 18% inferior ao que registrava antes da pandemia.

Pelos dados consolidados pela associação mostram clara tendência de aumento da demanda por carros eletrificados e redução nas vendas de modelos puramente a combustão, embora os automóveis a gasolina ainda sejam predominantes no mercado.

No primeiro semestre, as vendas dos carros 100% elétricos (BEV) alcançaram pouco mais de 954 mil unidades. Além de aumento de 1,6% sobre as 938,7 mil vendidas há um ano, o segmento fechou com participação de 13,8%

Dentre os eletrificados, os híbridos plug-in (PHEV) são os menos negociados pelos europeus, embora tenha registrado resultado positivo. Com uma participação de 7%, foram entregues 487,5 mil modelos de janeiro a junho, volume que representou alta de 1,4% em relação ao anotado um ano antes, de 480,8 mil unidades.

Os híbridos leves (HEV), por sua vez, são os preferidos nas vendas de eletrificados. No primeiro semestre, foram negociadas 2,05 milhões de unidades, crescimento de 21,2% em relação às 1,69 milhões entregues há um ano. O segmento terminou o período com fatia de 29,9% das vendas totais.

A participação dos HEVs ao fim da primeira metade chegou perto da dos carros a gasolina, que fecham o período com 35,2% ao somar 2,42 milhões de unidades, pequeno recuo de 1,5% na comparação com mesmo semestre do ano passado, quando acumulava 2,46 milhões de unidades.

Por fim, as vendas carros a diesel seguem declínio. Com 11% de participação, as 775,8 mil unidades vendidas no primeiro semestre expressaram queda de 7,9% em relação às 842,1 mil entregues um ano atrás.


Foto: Acea/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Brasil passa a quinto maior mercado mundial de veículos chineses

Embarques ultrapassaram 322 mil unidades no ano passado

% dias atrás

Em Sorocaba, Toyota inicia produção em série do Yaris Cross

Já em pré-venda, novo SUV compacto chega nas concessionárias em fevereiro

% dias atrás

Importações de autopeças atingem maior valor no pós-pandemia

Compras na China cresceram 15% e foram decisivas para o déficit de US$ 15 bilhões…

% dias atrás

Daimler começará a fabricar caminhão a célula de hidrogênio este ano

Cavalo-mecânico utiliza combustível líquido e pode rodar mais de 1 mil km com um único…

% dias atrás

Volvo registra recorde nas vendas de caminhões seminovos em 2025

Fabricante garante procedência e para veículos da marca oferece serviços de conectividade

% dias atrás

VWCO tem na Argentina o seu maior mercado fora do Brasil

No ano passado, a fabricante registrou crescimento de 12% nas vendas

% dias atrás