Produto

Iveco programa testes no Brasil com ônibus a gás e biometano

Disponível para test-ride na Lat.Bus, o modelo BUS 17-210 G está em processo local de homologação

Além do modelo elétrico 17-E BEV, também é destaque no estande da Iveco Bus na Lat.Bus no Expo São Paulo o  BUS 17-210 G, movido a gás natural e biometano que está em fase de homologação no Brasil para início de testes em clientes locais ainda este ano, daqui três ou quatro meses.

Produzido na fábrica de Córdoba na Argentina, o chassi foi apresentado como protótipo há dois anos, na última edição da Lat.Bus. Na época, o foco era o mercado do país vizinho, mas agora a montadora vê espaço para seu lançamento no Brasil.

LEIA MAIS

Iveco se prepara para a LatBus 2024 com oferta ampliada

Marcopolo inova com micro-ônibus Volare híbrido a etanol

“O 17-210 G pode ter a eficiência quase tão boa quanto a de um ônibus elétrico, com custo de aquisição três a quatro vezes inferior”, comentou Danilo Fetzner, vice-presidente da Iveco. “De olho no futuro, desenvolvemos soluções multienergéticas que contemplem as diferentes demandas na área de transporte de passageiro”.

Os interessados poderão realizar test-ride com BUS 17-210 G na feira da capital paulista, que está com as portas abertas ao publico de terça-feira, 6 até quinta-feira, 8.

Segundo Fetzner, o modelo produzido na Argentina tem alto potencial de aplicação, principalmente para transporte urbano: sua configuração vai ao encontro da estrutura já existente em cidades com distribuição de GNV ou produção de biogás, além de ser uma alternativa econômico-financeira interessante para o transporte sustentável no Brasil e na América Latina.

“Por causa da crise na Argentina, teremos disponibilidade de oferecer o modelo a gás natural e biometano já a partir de novembro/dezembro deste ano, para que os ônibus estejam rodando por aqui em 2025”, informou o VP.

Com opção para até 9 cilindros para armazenamento, o BUS 17-210 G entrega autonomia de até 350 quilômetros. mpo de abastecimento é rápido e pode ser realizado em cerca de 20 minutos, assegurando a flexibilidade nas garagens e um menor tempo de ônibus parado.

Em operação, segundo Paulo Kazuto, especialista de Marketing Produto da Iveco Bus, o uso do gás natural entrega vantagens ambientais como reduções de 90% do dióxido de nitrogênio (NO2) e de 10% de dióxido carbono (CO2). Abastecido com biometano, a emissão de CO2 pode ser até 95% inferior. 


Foto: Divulgação/Iveco

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Poucas alterações entre líderes de mercado ao longo de 2025

Critérios técnicos próprios organizam ranking em 14 categorias; desempenho do mercado em 2026 deve permanecer…

% dias atrás

Preço dos carros eletrificados importados pode subir até 8%

A alíquota de importação retoma os 35% vigentes para modelos a combustão em julho

% dias atrás

Anfavea tem reunião com Alckmin nesta quarta-feira

Em pauta, o fim dos incentivos a veículos CKD/SKD e as modestas projeções do setor…

% dias atrás

Renault Group avança com vendas fora da Europa e eletrificação

Em 2025, a fabricante registra o terceiro crescimento consecutivo

% dias atrás

VWCO amplia capacidade de centro de peças e acessórios

Aumento em 5 mil m² reflete inclusão de novos componentes na oferta

% dias atrás

Mercado de pneus produzidos no Brasil encolhe 5,8% em 2025

Anip está negociando com o governo medidas para por fim às importações com dumping

% dias atrás