Empresa

Scania se arma para ofensiva em semipesados

Fabricante vai para Fenatran com novas opções mais representativas nas vendas do segmento e animada com estimativa de fechar o ano com recorde

A Scania desembarcará na Fenatran 2024 (de 4 a 8 de novembro no São Paulo Expo) decidida iniciar um capítulo que contará maior participação no mercado de semipesados. No evento, a fabricante colocará à disposição do transportador os novos P 250 4×2 e P 280 4×2 ou 6×2, configurações até então inexistentes no portfólio da marca e que representam a maior parte das vendas do segmento entregue por concorrentes.

A Scania acredita que passará a ter produtos mais adequados ao que o transportador procura, de maneira geral modelos com motores de 250 cv a 330 cv que perfazem mercado por volta de 26 mil unidades por ano. Ao ampliar a gama, a marca também aumenta as oportunidades de multiplicar o desempenho que obtém com o P 320 8×4, o único semipesado da marca.

O solitário representante, também recente oferta no portfólio da fabricante, fez os emplacamentos de semipesados da Scania saltar de 535 unidades, de janeiro a setembro de 2023, para 1.063 no mesmo período deste ano, crescimento acima de 98%. Com isso, a participação saiu de 2,5% para 4,2%.

LEIA MAIS

→Scania estreia na rota elétrica do transporte rodoviário de carga no País

→Scania reforça família XT Heavy Tipper Super com configuração 10×4

Para convencer o transportador a levar os novos caminhões, a Scania apresenta argumentos como os que entregam os maiores torques da categoria, de 1.100 Nm (112,2 kgfm), no motor de 7 litros de 250 cv, e 1.200 Nm (122,4 kgfm), no mesmo propulsor, mas com 280 cv.

Também a flexibilidade da cabine P, com até seis variações entre altura de teto e possibilidade de leito, caixa de transmissão de 14 marchas com Overdrive, diversas distâncias de entre eixos – de 3.950 mm a 6.950 mm -, pacote de segurança ativa ADAS, suspensão pneumática traseira, além de caminhão 600 kg mais leve, o que proporciona aumento de capacidade de carga em pesos brutos totais de 17.700 kg (4×2) ou 25.700 kg (6×2).

“Estamos nos preparando para obter 10% das vendas na categoria em dois ou três anos”, planeja Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil.

Nova arquitetura eletrônica

Além dos novos semipesados, a Scania ainda não deixará de reforçar na Fenatran o compromisso com a sustentabilidade com caminhões pesados movidos a gás, biodiesel, bem como o cavalo-mecânico elétrico G 30 4×2. Uma boa novidade é a introdução de nova arquitetura eletrônica que, de maneira prática e ao alcance dos olhos, traz novo painel de instrumento digital de 12,3 polegadas, mas também entrega novas funções e maior capacidade de processamento, permitindo atualizações Over The Air e aprimoramentos no ADAS.

Se já não fossem motivos para entusiasmo as novidades que apresentará, o clima do estande da Scania na Fenatran certamente estará contagiado com a perspectiva de encerrar o ano com um recorde de vendas da caminhões, com volume no patamar de 20 mil unidades no mercado acima de 16 toneladas. O pico anterior foi em 2013, quando somou 19.900 unidades.

Nos nove primeiros meses, a fabricante entregou 14.048 unidades, volume 70,5% superior do anotado no mesmo período do ano passado (8.240), o que permitiu à Scania obter 19,6% de participação nas vendas de 71.519 caminhões pesados e semipesados, aumento de quase 6 pontos porcentuais.

O desempenho da marca até agora já é considerado histórico por Simone Montagna, presidente e CEO das Operações Comerciais da Scania Brasil. “Nunca chegamos a esse nível, o que nos impulsiona a continuar respondendo às necessidades do cliente e fazer a diferença com um portfólio maior.”


Fotos: Divulgação Scania

Últimos posts por Décio Costa (exibir todos)
Compartilhar
Publicado por
Décio Costa

Notícias recentes

Geely se vê entre as cinco maiores montadoras mundiais até 2030

Plano estratégico sinaliza vendas anuais de 6,5 milhões de veículos, 60% a mais do que…

% dias atrás

Entregas de automóveis na Europa crescem 2,4% em 2025

Eletrificados encerra o período com participação de 64%

% dias atrás

Brasil passa a quinto maior mercado mundial de veículos chineses

Embarques ultrapassaram 322 mil unidades no ano passado

% dias atrás

Em Sorocaba, Toyota inicia produção em série do Yaris Cross

Já em pré-venda, novo SUV compacto chega nas concessionárias em fevereiro

% dias atrás

Importações de autopeças atingem maior valor no pós-pandemia

Compras na China cresceram 15% e foram decisivas para o déficit de US$ 15 bilhões…

% dias atrás

Daimler começará a fabricar caminhão a célula de hidrogênio este ano

Cavalo-mecânico utiliza combustível líquido e pode rodar mais de 1 mil km com um único…

% dias atrás