Após reunião, Geraldo Alckmin e Valdis Dombrovskis se mostraram otimistas com o avanço das dicussões

O vice-presidente e ministro do MDIC, Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, está dedicando o expediente desta quarta-feira, 23, para realizar uma série de reuniões bilaterais em paralelo às discussões sobre comércio e investimento no G20.
A primeira delas, iniciada às 9h45, foi com o vice-presidente da Comissão Europeia, Valdis Dombrovskis, que se mostrou otimista, ao término do encontro, sobre a possibilidade de que o acordo bilateral com o Mercosul possa ser concluído ainda neste ano.
LEIA MAIS
→Depois dos Estados Unidos, União Europeia eleva taxação sobre veículos chineses
→MDIC avalia programa de exportação com Anfavea e Sindipeças
Idêntica posição foi manifestada por Alckmin, que reiterou o compromisso do Brasil de trabalhar pela conclusão do acordo. Entidades da área automotiva, em especial a Anfavea, vêm defendendo há anos a necessidade de o País buscar novos acordos bilaterais que favoreçam as exportações brasileiras.
Na área automotiva, acordos do gênero se limitam a países da América Latina, incluindo Argentina e México. Outro tema que permeia as ações das montadoras e fornecedores atualmente, a descarbonização, também foi abordado por Alckmin durante a reunião com o representante da Comissão Europeia.
O ministro aproveitou a ocasião para ressaltar que as ações do governo brasileiro com a pauta da sustentabilidade colocam o País como um dos líderes mundiais da descarbonização.
Além de lembrar que o Brasil tem uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo, Alckmin destacou que o compromisso nacional com a descarbonização e proteção ambiental está refletido nas seis missões da Nova Indústria Brasil, em especial na Missão 5, sobre “Bioeconomia, descarbonização e transição e segurança energéticas para garantir os recursos para as futuras gerações”.
A reunião da Cúpula de Líderes do G20 será realizada nos dias 18 e 19 de novembro no Rio de Janeiro, RJ, com a presença de respresentantes de 19 países.
Foto: Divulgação/MDIC
Montadora promove outras três alterações em sua estrutura diretiva
Apesar de preverem mercado estável, executivos confirmam lançamentos com novas tecnologias
Foram mais de 6,6 milhões de transações entre automóveis, comerciais leves e pesados e motos
Único segmento com queda na venda de novas cotas foi o de pesados, justamente o…
Multas ainda são volumosas pela falta de uso; Ford, Renault e VW sinalizam os lançamentos…
Pela primeira vez, nos 88 anos de sua história, fabricante fecha uma unidade fabril na…