Crescimento no segmento de motos garantiu patamar similar ao de 2024

Com 563 mil veículos novos e usados financiados em janeiro, verifica-se estabilidade no balanço de crédito no setor automotivo neste início de ano. Tal volume representa crescimento de apenas 0,2% sobre os 562 mil financiamentos do primeiro mês de 2024, ou seja, “cenário muito similar ao do ano passado”, como diz Gustavo de Oliveira Ferro, gerente de Planejamento e Inteligência de Mercado na B3.
Houve queda de 8,3% em relação a dezembro, movimento comum no mercado de veículos em toda virada de ano. O segmento com melhor desempenho, que inclusive garantiu a manutenção do mesmo patamar de 2024, foi o de motocicletas, com crescimento de 2,4% no comparativo interanual.
LEIA MAIS
→Mercado de veículos usados inicia 2025 com alta de 2,1%
→Anfavea faz previsão mais otimista que Fenabrave para vendas em 2025
Já o financiamento de carros e comerciais leves caiu 3% em relação ao mesmo período do ano passado e 9,9% no comparativo ao mês imediatamente anterior, enquanto o de veículos pesados recuou, respectivamente, 6,4% e 31,5%.
“Apesar das quedas em leves e veículos pesados, o segmento de motos acabou puxando o cenário geral para cima”, destacou Oliveira Ferro, reforçando a questão da sazonalidade nas quedas em todos os segmentos relativas a dezembro.
A B3 opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), a maior base privada do país, que reúne o cadastro das restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de crédito em todo território nacional.
|
|
Foto: Pixabay
Embarques ultrapassaram 322 mil unidades no ano passado
Já em pré-venda, novo SUV compacto chega nas concessionárias em fevereiro
Compras na China cresceram 15% e foram decisivas para o déficit de US$ 15 bilhões…
Cavalo-mecânico utiliza combustível líquido e pode rodar mais de 1 mil km com um único…
Fabricante garante procedência e para veículos da marca oferece serviços de conectividade
No ano passado, a fabricante registrou crescimento de 12% nas vendas