Mercado

Recorde em blindagem pelo quarto ano consecutivo

Com mais de 34 mil veículos protegidos em 2024, frota se aproxima de 400 mil unidades

Fruto principalmente do medo da violência urbana, a blindagem segue ganhando espaço no mercado brasileiro. Dados da Abrablin, Associação Brasileira de Blindagem, indicam que 34,4 mil veículos receberam tal proteção no ano passado, recorde histórico pelo quarto ano consecutivo.

Com isso, a frota blindada no País se aproxima dos 400 mil veículos, com demanda crescente no Nordeste. Os números de blindagem registrados a partir de 2021 foram de, respectivamente, 20 mil, 25.916 e 29.296.

LEIA MAIS

Geely compra parte da operação da Renault no Brasil para produzir veículos no Paraná

As cinco marcas que mais blindaram no ano passado foram Toyota, Jeep, BMW, Volkswagen e BYD, “o que marca a consolidação dos veículos eletrificados na frota blindada nacional”, na análise da Abrablin.

São Paulo segue na liderança das blindagens, com 85% de participação em 2024 (28.962), seguido por Rio de Janeiro (2.669 blindagens), Ceará (992), Pernambuco (843) e Rio Grande do Sul (395). Exceto o estado sulista, os demais registraram expansão na comparação com o ano anterior.

Marcelo Silva, presidente da Abrablin, diz que um dos fatores do crescimento do setor refere-se aos avanços da tecnologia em proteção balística, o que desperta o interesse das pessoas.

“Hoje o Brasil é referência mundial em proteção balística, com produtos e linhas de inovação que tornam a blindagem mais acessível. Soma-se a isso os ganhos em agilidade na homologação de produtos balísticos, bem como as certificações que dão mais segurança ao consumidor, como o Selo IQA, que certifica as boas práticas das blindadoras”, comenta o executivo.


Foto: Divulgação/Abrablin

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Centro de testes da BYD no Rio custará R$ 300 milhões

Complexo com pistas de testes para desenvolvimento de tecnologias e veículos começa a ser construído…

% dias atrás

Volkswagen fabrica o T-Cross número 600 mil

Modelo lançado em 2019 bateu recorde de licenciamentos no ano passado

% dias atrás

Grupo Mônaco reforça presença da VWCO no Centro-Oeste

Rede de concessionárias

% dias atrás

Marcelo Godoy é reeleito presidente da da Abeifa

Rodrigo Soares é vice-presidente e Fernando Alves, diretor financeiro

% dias atrás

Denza Z9 GT: recargas tão rápidas quanto encher o tanque.

Nova tecnologia do modelo promete recompor até 97% da capacidade energética da bateria em 9…

% dias atrás

Programa Formare: Stellantis abre inscrições em Goiana.

São 20 vagas e os interessados devem se cadastrar no site da Fundação Iochpe até…

% dias atrás