Na empresa desde 2008, ele se reportará ao novo CEO global, Håkan Samuelsson

Desde 2023 como chefe da Global Importers & Latin America, com responsabilidade pelas operações da marca em 60 países de todo o globo, o brasileiro Luis Rezende está sendo promovido ao cargo de presidente da região Américas para a Volvo Cars, assumindo, além da América Latina, os mercados dos Estados Unidos e Canadá.
A partir de 1º de junho, quando assume a função, ele se reportará diretamente ao CEO global da montadora sueca, Håkan Samuelsson, recém-empossado no cargo. O anúncio foi feito na terça-feira, 29, após a Volvo Cars divulgar balanço do primeiro trimestre de 2025 e algumas mudanças em sua estrutura global.
Na ocasião, Samuelsson reforçou que a direção para o futuro da companhia está focada em três áreas: lucratividade, eletrificação e regionalização.
Rezende ingressou na Volvo Cars como CFO para a América Latina em 2008. Seis anos depois foi nomeado presidente de operações no Brasil e, em 2019, assumiu a chefia da América Latina e a presidência da Volvo Cars Brasil, cargo no qual se manteve até a promoção de 2023.
“Receber esta nomeação é motivo de muito orgulho. É o reconhecimento de um trabalho feito ao longo destes 17 anos na Volvo. Estou muito feliz e empolgado para começar este novo desafio”, afirma Rezende.
Marcelo Godoy, presidente da Volvo Cars Brasil, que continuaráse reportando diretamente a Luis, também festejou a recente conquista:
“Substituir o Luis à frente da operação brasileira, há um ano e meio atrás, foi um grande desafio, mas agradeço muito pela confiança que ele depositou em mim. É importante ressaltar que não haverá nenhuma mudança estrutural na operação da Volvo Car Brasil, que passa a integrar a região de Americas”.
Números de 2024
O Grupo Volvo Cars registrou lucro operacional recorde no ano passado de SEK 27 bilhões, algo próximo de R$ 14,3 bilhões. A empresa com sede na Suécia conta com 42,6 mil funcionários no mundo e fábricas localizadas em Gotemburgo, Ghent (Bélgica), Carolina do Sul (EUA), Chengdu, Daqing e Taizhou (China).
Seus centros de pesquisa, desenvolvimento e design ficam em Gotemburgo e Xangai, na China. No Brasil, comercializa seis modelos, incluindo os elétricos EX30, EX40, EC40 e EX90, além dos híbridos XC60 e XC90.
A Volvo é, ainda, a empresa que mais investe em eletrificação no Brasil, com aporte superior a R$ 70 milhões. Atualmente, já são mais de 60 eletropostos em funcionamento nas rodovias das cinco regiões do País.
Foto: Divulgação/Volvo Cars
Executivo substitui Rafael Chang, que segue como CEO da Toyota América Latina e Caribe
Executivo já teve passagem de seis anos na empresa
Com investimento reduzido, parceria permitiria acelerar processo de crescimento internacional da montadora chinesa
Transporte coletivo de passageiros
Pelo seu perfil urbano, novo SUV compacto deve atrair entre 40% a 50% de consumidores…
GWM e BYD já entram na disputa pela quarta colocação no ranking de utilitários esportivos