Projeto, apresentado na Agrishow 2025, surge em trator de apoio na colheita de cana

Parceria entre a Case IH e a FPT Industrial desenvolve motor movido a etanol com o objetivo de promover redução de emissões na produção agrícola. O projeto utiliza o motor Cursor 13 N67 de ciclo Otto e, para ser apresentado na Agrishow 2025, surge no Puma 230, trator de médio porte que opera no apoio da colheita de cana-de-açúcar junto a uma colheitadeira da séria Austof 9000.
O motor N67 desenvolve 234 hp e torque de 850 Nm entre 850 e 1.300 rpm e entra na oferta da FPT como mais uma solução com o uso combustíveis alternativos. No caso, o projeto considera a experiência, a infraestrutura e a disponibilidade do etanol no País já consolidadas.
LEIA MAIS
→FPT Industrial fornecerá motor a gás para ônibus Agrale
→FPT Industrial anuncia investimento de R$ 127 milhões em P&D
→Case IH vê no etanol o melhor caminho para as máquinas agrícolas
“O motor N67 Etanol faz parte de uma solução completa para a colheita de cana, reunindo a eficiência do mesmo tipo de combustível para todas as máquinas”, resume Marcelo Sakurai, especialista do Technical Center da FPT Industrial e dos integrantes do projeto.
A FPT destaca que o etanol, além de ser um combustível renovável e reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE), proporciona redução de custos operacionais com transporte e logística.
O N67 Etanol integra a família de NEF de motores da FPT, linha que já soma mais de 2 milhões de unidades produzidas para atender em torno de 1.800 aplicações, desde os segmentos fora de estrada ao transporte rodoviário, como também o marítimo e o de geração de energia.
Fotos: Divulgação FPT
Embarques ultrapassaram 322 mil unidades no ano passado
Já em pré-venda, novo SUV compacto chega nas concessionárias em fevereiro
Compras na China cresceram 15% e foram decisivas para o déficit de US$ 15 bilhões…
Cavalo-mecânico utiliza combustível líquido e pode rodar mais de 1 mil km com um único…
Fabricante garante procedência e para veículos da marca oferece serviços de conectividade
No ano passado, a fabricante registrou crescimento de 12% nas vendas