Mercado

Disputa acirrada entre Toro e Hilux, com vantagem para a Fiat

Com 11 concorrentes no segmento de picapes médias e grandes, vendas totais cresceram 7% este ano

O segmento de picapes segue crescendo acima do mercado de carros, com índices no acumulado até abril de, respectivamente, 5,7% e 2%. No primeiro caso, os modelos compactos têm expansão menor, de 4,5%, enquanto os médios e grandes registram evolução nas vendas do quadrimestre de 7%.

Na categoria de picapes pequenas concorrem apenas Fiat Strada e VW Saveiro, com ampla liderança do modelo da marca italiana, com fatia de 67,%. As vendas das duas compactas atingiram juntas 58,1 mil unidades este ano, ante as 55,8 mil de janeiro a abril de 2024.

Já as médias e grandes totalizaram, nesse mesmo comparativo, 82,6 mil e 77,2 mil emplacamentos, conforme dados divulgados esta semana pela Fenabrave. Com 11 modelos concorrendo de todas as marcas mais atuantes no Brasil, essa categoria de produtos tem na Fiat Toro e Toyota Hilux suas principais competidoras.

Há um ano, nos primeiros quatro meses de 2024, a picape da marca japonesa liderava com 15 mil unidades vendidas. A da marca italiana vinha na sequência, com 14,1 mil unidades.

Este ano as posições se inverteram (veja tabela abaixo), reflexo do crescimento de 7,8% nas vendas da Toro, para 15,22 mil unidades de janeiro a abril deste ano, e da queda de 5,7% nas da Hilux, para 14,15 mil no mesmo período. Suas participações em 2025 são de, respectivamente, 18,4% e 17,1%.

A terceira colocada, a Ford Ranger, vem bem depois, com 10,3 mil emplacamentos e fatia entre as médias e grandes de 12,5%. Complementam as vendas de picapes médias e grandes os modelos Chevrolet S10, Ram Rampage, Chevrolet Montana, Renault Oroch, Nissan Frontier, Fiat Titano e Mitsubishi L200.

Dos modelos citados, a Ford Ranger se destaca pelo crescimento de 38% no comparativo interanual.

Também a Ram (foto acima), única marca premium e exclusiva de picapes no Brasil, é destaque na categoria dos modelos médios e grandes do segmento. Seu principal produto, a Rampage, está no Top 5 este ano, com mais de 7,2 mil emplacamentos.

Suas vendas em abril evoluíram 9,4% sobre março, atingindo quase 2 mil unidades. Quando a comparação é em relação a abril de 2024, a Rampage apresentou desempenho 13,2% superior em vendas, conforme comunicado da Stellantis divulgado nesta quarta-feira,7.

Pela importância do segmento, a maioria das marcas de picape, incluindo a Ram, participaram recentemente da Agrishow, a principal e maior feira agropecuária da América Latina.

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Poucas alterações entre líderes de mercado ao longo de 2025

Critérios técnicos próprios organizam ranking em 14 categorias; desempenho do mercado em 2026 deve permanecer…

% dias atrás

Preço dos carros eletrificados importados pode subir até 8%

A alíquota de importação retoma os 35% vigentes para modelos a combustão em julho

% dias atrás

Anfavea tem reunião com Alckmin nesta quarta-feira

Em pauta, o fim dos incentivos a veículos CKD/SKD e as modestas projeções do setor…

% dias atrás

Renault Group avança com vendas fora da Europa e eletrificação

Em 2025, a fabricante registra o terceiro crescimento consecutivo

% dias atrás

VWCO amplia capacidade de centro de peças e acessórios

Aumento em 5 mil m² reflete inclusão de novos componentes na oferta

% dias atrás

Mercado de pneus produzidos no Brasil encolhe 5,8% em 2025

Anip está negociando com o governo medidas para por fim às importações com dumping

% dias atrás