Com 11 concorrentes no segmento de picapes médias e grandes, vendas totais cresceram 7% este ano

O segmento de picapes segue crescendo acima do mercado de carros, com índices no acumulado até abril de, respectivamente, 5,7% e 2%. No primeiro caso, os modelos compactos têm expansão menor, de 4,5%, enquanto os médios e grandes registram evolução nas vendas do quadrimestre de 7%.
Na categoria de picapes pequenas concorrem apenas Fiat Strada e VW Saveiro, com ampla liderança do modelo da marca italiana, com fatia de 67,%. As vendas das duas compactas atingiram juntas 58,1 mil unidades este ano, ante as 55,8 mil de janeiro a abril de 2024.
Já as médias e grandes totalizaram, nesse mesmo comparativo, 82,6 mil e 77,2 mil emplacamentos, conforme dados divulgados esta semana pela Fenabrave. Com 11 modelos concorrendo de todas as marcas mais atuantes no Brasil, essa categoria de produtos tem na Fiat Toro e Toyota Hilux suas principais competidoras.
Há um ano, nos primeiros quatro meses de 2024, a picape da marca japonesa liderava com 15 mil unidades vendidas. A da marca italiana vinha na sequência, com 14,1 mil unidades.
Este ano as posições se inverteram (veja tabela abaixo), reflexo do crescimento de 7,8% nas vendas da Toro, para 15,22 mil unidades de janeiro a abril deste ano, e da queda de 5,7% nas da Hilux, para 14,15 mil no mesmo período. Suas participações em 2025 são de, respectivamente, 18,4% e 17,1%.
A terceira colocada, a Ford Ranger, vem bem depois, com 10,3 mil emplacamentos e fatia entre as médias e grandes de 12,5%. Complementam as vendas de picapes médias e grandes os modelos Chevrolet S10, Ram Rampage, Chevrolet Montana, Renault Oroch, Nissan Frontier, Fiat Titano e Mitsubishi L200.
Dos modelos citados, a Ford Ranger se destaca pelo crescimento de 38% no comparativo interanual.
Também a Ram (foto acima), única marca premium e exclusiva de picapes no Brasil, é destaque na categoria dos modelos médios e grandes do segmento. Seu principal produto, a Rampage, está no Top 5 este ano, com mais de 7,2 mil emplacamentos.
Suas vendas em abril evoluíram 9,4% sobre março, atingindo quase 2 mil unidades. Quando a comparação é em relação a abril de 2024, a Rampage apresentou desempenho 13,2% superior em vendas, conforme comunicado da Stellantis divulgado nesta quarta-feira,7.
Pela importância do segmento, a maioria das marcas de picape, incluindo a Ram, participaram recentemente da Agrishow, a principal e maior feira agropecuária da América Latina.
Critérios técnicos próprios organizam ranking em 14 categorias; desempenho do mercado em 2026 deve permanecer…
A alíquota de importação retoma os 35% vigentes para modelos a combustão em julho
Em pauta, o fim dos incentivos a veículos CKD/SKD e as modestas projeções do setor…
Em 2025, a fabricante registra o terceiro crescimento consecutivo
Aumento em 5 mil m² reflete inclusão de novos componentes na oferta
Anip está negociando com o governo medidas para por fim às importações com dumping