Empresa

Antonio Filosa é o principal candidato a CEO mundial da Stellantis

A agência de notícias Bloomberg ouviu duas fontes internas da montadora que colocam o ex-comandante da América Latina à frente da disputa

Desde que Carlos Tavares deixou a empresa e o cargo de CEO da Stellantis no fim do ano passado, a montadora vem prometendo anunciar seu sucessor ainda antes do fim deste primeiro semestre. Especulações e nomes não faltaram nesses mais de seis meses, mas o mais recente cotado para a vaga é bastante conhecido dos brasileiros.

A prestigiosa agência de notícias Bloomberg noticiou que Antonio Filosa, atual responsável pela operação da empresa na América do Norte, é o atual mais forte candidato ao posto mais importante do conglomerado automotivo criado há pouco mais de quatro anos e detentor de 15 marcas de veículos e comerciais leves.

Após a saída de Tavares, a Stellantis vem sendo comandada por um comitê diretivo presidido por John Elkann, também presidente do Conselho de Administração, do qual também faz parte o italiano Filosa. A Bloomberg afirma, sem revelar, que ouviu duas fontes que estão a par do processo de escolha.

LEIA MAIS

→ Goiana chega aos 10 anos com alto prestígio para a Stellantis

→ América do Sul aumenta participação nas vendas mundiais da Stellantis

Antes de migrar para os Estados Unidos, o italiano Filosa comandou a operação latino-americana da montadora por cinco anos até o fim de 2023. Na verdade, coube a ele constituir a Stellantis na região, a partir da fusão global oficializada em janeiro de 2021, da FCA, montadora que ele mesmo comandava na América Latina, com a PSA.

O executivo esteve à frente das operações na América do Sul de 2018 a 2013. Nesse período, a participação da fabricante na América do Sul saltou de 16,7% para 24%, hoje  segue líder absoluta e tem nada menos do que 30% de penetração no Brasil, o maior mercado sul-americano.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

Centro de testes da BYD no Rio custará R$ 300 milhões

Complexo com pistas de testes para desenvolvimento de tecnologias e veículos começa a ser construído…

% dias atrás

Volkswagen fabrica o T-Cross número 600 mil

Modelo lançado em 2019 bateu recorde de licenciamentos no ano passado

% dias atrás

Grupo Mônaco reforça presença da VWCO no Centro-Oeste

Rede de concessionárias

% dias atrás

Marcelo Godoy é reeleito presidente da da Abeifa

Rodrigo Soares é vice-presidente e Fernando Alves, diretor financeiro

% dias atrás

Denza Z9 GT: recargas tão rápidas quanto encher o tanque.

Nova tecnologia do modelo promete recompor até 97% da capacidade energética da bateria em 9…

% dias atrás

Programa Formare: Stellantis abre inscrições em Goiana.

São 20 vagas e os interessados devem se cadastrar no site da Fundação Iochpe até…

% dias atrás