Sua participação caiu 2,4 pontos porcentuais, para 10,5%, enquanto Fiat e VW ganharam mercado.

Em um mercado cada vez mais disputado principalmente pela chegada das marcas chinesas, a General Motors é a marca que mais tem perdido participação no Top 10 da Fenabrave.
Enquanto as vendas de veículos leves cresceram 6,2% no acumulado de janeiro a maio, de 874,7 mil para 929,1 mil, os emplacamentos da GM despencaram 12,8%, de 112,3 mil para 97,9 mil unidades.
A montadora estadunidense se mantém no terceiro lugar do ranking de marcas, mas sua participação caiu 2,4 pontos porcentuais no comparativo interanual, de 12,9% para 10,5%. Se for considerado especificamente a penetação de maio, a perda chega a 4 pontos porcentuais, visto que no quinto mês de 2024 detinha 14% e no mês passado fechou com apenas 10%.
A empresa adotou regime de lay-off na fábrica de Gravataí, RS, alegando necessidade de ajustar oferta à demanda, e agora negocia PDV, Plano de Demissão Voluntária, na fábrica de São José dos Campos.
O Onix, carro-chefe da Chevrolet, caiu do 3º para 0 6º lugar no ranking por modelo. Suas vendas caíram 20%, de 34,7 mil unidades de janeiro a maio do ano passado para apenas 27,6 mil este ano. Os cinco primeiros veículos leves mais vendidos no acumulado de 2025 são Fiat Strada, VW Polo, Fiat Argo, VW T-Cross e Hyundai HB20.
LEIA MAIS
→Para dispensar 520 trabalhadores, GM propõe PDV na fábrica de SJC
Enquanto a GM perde espaço no mercado brasileiro, tanto a Fiat como a Volkswagen, líder e vice-líder, ampliam fatia de mercado, respectivamente de 20,8% e 21,5% e de 15,7% para 15,9%.
Suas vendas, também pela ordem, passaram de 182,3 mil para 199,6 mil unidades e de 137,8 mil para 148,3 mil unidades. Ambas, portanto, cresceram acima da média do mercado, respectivamente 9,4% e 7%.
As marcas que complementam o Top 5 são Toyota e Hyundai, com 74,3 mil e 68,5 mil emplacamentos este ano. As duas tiveram perda de participação, de 8,5% para 8% e de 7,8% para 7,5%, pela ordem, mas com redução bem abaixo da GM.
A Renault, sexta colocada, ampliou fatia de 5,2% para 5,4%, com 50,3 mil emplacamentos nos primeiros cinco meses deste ano, enquanto a Jeep se manteve estável em 5% de participação, no sétimo lugar. Complementam o Top 10 a Honda, BYD e Nissan, com participações de 4,5%, 4,3% e 3,2%.
A marca chinesa teve crescimento expressivo no ano passado, quando passou a ocupar espaço no Top 10, mas este ano vem se mantendo entre a nona e oitava colocações, dependendo do mês. De qualquer forma, registrou alta em vendas de 45%, bem acima, portanto, da média do mercado. São 39,5 mil emplacamentos este ano da BYD, contra 27,2 mil de janeiro a maio de 2024.
Vendas de Veculos Leves – Janeiro a maio de 2025
Foto: Divulgação/GM
Montadora promove outras três alterações em sua estrutura diretiva
Apesar de preverem mercado estável, executivos confirmam lançamentos com novas tecnologias
Foram mais de 6,6 milhões de transações entre automóveis, comerciais leves e pesados e motos
Único segmento com queda na venda de novas cotas foi o de pesados, justamente o…
Multas ainda são volumosas pela falta de uso; Ford, Renault e VW sinalizam os lançamentos…
Pela primeira vez, nos 88 anos de sua história, fabricante fecha uma unidade fabril na…