Mercado

No vaivém das marcas, GM é a que mais perde

Sua participação caiu 2,4 pontos porcentuais, para 10,5%, enquanto Fiat e VW ganharam mercado.

Em um mercado cada vez mais disputado principalmente pela chegada das marcas chinesas, a General Motors é a marca que mais tem perdido participação no Top 10 da Fenabrave.

Enquanto as vendas de veículos leves cresceram 6,2% no acumulado de janeiro a maio, de 874,7 mil para 929,1 mil, os emplacamentos da GM despencaram 12,8%, de 112,3 mil para 97,9 mil unidades. 

A montadora estadunidense se mantém no terceiro lugar do ranking de marcas, mas sua participação caiu 2,4 pontos porcentuais no comparativo interanual, de 12,9% para 10,5%. Se for considerado especificamente a penetação de maio, a perda chega a 4 pontos porcentuais, visto que no quinto mês de 2024 detinha 14% e no mês passado fechou com apenas 10%.

A empresa adotou regime de lay-off na fábrica de Gravataí, RS, alegando necessidade de ajustar oferta à demanda, e agora negocia PDV, Plano de Demissão Voluntária, na fábrica de São José dos Campos.

O Onix, carro-chefe da Chevrolet, caiu do 3º para 0 6º lugar no ranking por modelo. Suas vendas caíram 20%, de 34,7 mil unidades de janeiro a maio do ano passado para apenas 27,6 mil este ano. Os cinco primeiros veículos leves mais vendidos no acumulado de 2025 são Fiat Strada, VW Polo, Fiat Argo, VW T-Cross e Hyundai HB20.

LEIA MAIS

Para dispensar 520 trabalhadores, GM propõe PDV na fábrica de SJC

Enquanto a GM perde espaço no mercado brasileiro, tanto a Fiat como a Volkswagen, líder e vice-líder, ampliam fatia de mercado, respectivamente de 20,8% e 21,5% e de 15,7% para 15,9%.

Suas vendas, também pela ordem, passaram de 182,3 mil para 199,6 mil unidades e de 137,8 mil para 148,3 mil unidades. Ambas, portanto, cresceram acima da média do mercado, respectivamente 9,4% e 7%.

As marcas que complementam o Top 5 são Toyota e Hyundai, com 74,3 mil e 68,5 mil emplacamentos este ano. As duas tiveram perda de participação, de 8,5% para 8% e de 7,8% para 7,5%, pela ordem, mas com redução bem abaixo da GM.

A Renault, sexta colocada, ampliou fatia de 5,2% para 5,4%, com 50,3 mil emplacamentos nos primeiros cinco meses deste ano, enquanto  a Jeep se manteve estável em 5% de participação, no sétimo lugar. Complementam o Top 10 a Honda, BYD e Nissan, com participações de 4,5%, 4,3% e 3,2%.

A marca chinesa teve crescimento expressivo no ano passado, quando passou a ocupar espaço no Top 10, mas este ano vem se mantendo entre a nona e oitava colocações, dependendo do mês. De qualquer forma, registrou alta em vendas de 45%, bem acima, portanto, da média do mercado. São 39,5 mil emplacamentos este ano da BYD, contra 27,2 mil de janeiro a maio de 2024.

Vendas de Veculos Leves – Janeiro a maio de 2025


Foto: Divulgação/GM

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Toyota nomeia Maurilio Pacheco para diretor comercial

Montadora promove outras três alterações em sua estrutura diretiva

% dias atrás

2026: ano de eleições, da Copa…. e dos híbridos nacionais, com etanol.

Apesar de preverem mercado estável, executivos confirmam lançamentos com novas tecnologias

% dias atrás

Número de veículos financiados é o maior em 11 anos

Foram mais de 6,6 milhões de transações entre automóveis, comerciais leves e pesados e motos

% dias atrás

Consórcio de veículos movimenta R$ 200 bilhões no ano

Único segmento com queda na venda de novas cotas foi o de pesados, justamente o…

% dias atrás

Cintos de segurança: primordiais para evitar mortes em estradas

Multas ainda são volumosas pela falta de uso; Ford, Renault e VW sinalizam os lançamentos…

% dias atrás

Volkswagen encerra a produção da fábrica de Dresden

Pela primeira vez, nos 88 anos de sua história, fabricante fecha uma unidade fabril na…

% dias atrás