Enquanto aqui a Fiat Strada é o veículo mais negociado há quatros anos, na Argentina o Peugeot 208 é o líder em 2025

Brasil e Argentina têm mercados de veículos e perfis de consumo distintos, justificam as montadoras para concentrar em uma ou outra operação produtiva determinados produtos. O ranking dos dez veículos mais vendidos nos dois países, de fato, sustenta essa argumentação.
Os números acumulados de janeiro a maio explicitam diferenças gritantes. A começar pelos veículos líderes em cada um deles. Se no Brasil a picape Fiat Strada lidera as vendas há quatro anos e mais uma vez em 2025, com mais de 51 mil licenciamentos em cinco meses, na Argentina o Peugeot 208 é o primeiro colocado.
Com 16,2 mil unidades, o hatch compacto está à frente do Fiat Cronos (15,6 mil) e da Toyota Hilux (14,9 mil). No Brasil, porém, o Peugeot é somente o 60º produto mais negociado — ou 46º se considerados apenas os carros de passeio —, com 3,4 mil licenciamentos, quase cinco vezes menos do que na Argentina.
Graças ao 208, em especial, a Peugeot é 5ª marca mais vendida na Argentina. Negociou 24,5 mil automóveis e comerciais leves até maio e está encostada na Renault (26,1 mil). Aqui a francesa aparece na modestíssima 17ª posição, com somente 9,8 mil emplacamentos, pouco mais da metade do que o 208, sozinho, conseguiu na Argentina.
| BRASIL | Unidades | ARGENTINA | Unidades | |
| 1° | Fiat Strada | 51,2 | Peugeot 208 | 16,2 |
| 2° | Volkswagen Polo | 45,7 | Fiat Cronos | 15,6 |
| 3° | Volkswagen T-Cross | 35,9 | Toyota Hilux | 14,9 |
| 4° | Hyundai HB20 | 29,9 | Toyota Yaris | 12,7 |
| 5° | Chevrolet Onix | 27,6 | Volkswagen Amarok | 11,7 |
| 6° | Fiat Mobi | 26,9 | Ford Ranger | 11,6 |
| 7° | Honda HR-V | 25,8 | Volkswagen Polo | 9,6 |
| 8° | Hyundai Creta | 24,7 | Volkswagen Taos | 8,9 |
| 9° | Toyota Corolla Cross | 24,7 | Toyota Corolla Cross | 8,1 |
| 10° | Volkswagen Saveiro | 24,3 | Chevrolet Tracker | 7,9 |
O VW Polo, carro de passeio líder de vendas no Brasil com 45,7 mil licenciamentos, é somente o 7º colocado na Argentina (9,6 mil unidades). À frente dele estão nada menos do que três picapes médias: além da Hilux, Volkswagen Amarok (11,7 mil) e Ford Ranger (11,6 mil).
No Brasil, a picape da Toyota lidera as vendas de sua categoria, mas é somente o 18º veículo mais negociado no ranking geral.
Se o Polo não tem tanto protagonismo na Argentina, ao menos ostenta outro mérito: é, com o Toyota Corolla Cross, um dos dois modelos listados entre os dez mais vendidos nos dois países.
LEIA MAIS
→ Queda no varejo automotivo acende sinal de alerta, diz Anfavea
→ Produção na Argentina superou 207 mil veículos no ano, 12% a mais
Os SUVs, aliás, têm participação marcante em ambos. Aqui, porém, são quatro modelos entre os dez mais vendidos, enquanto na Argentina são três.
Lá, da 8ª à 10ª posições, com VW Taos, Toyota Corolla Cross e Chevrolet Tracker, nesta ordem. Aqui, a categoria tem o compacto T-Cross já como 3º produto mais vendido — 12º na Argentina.
Outra diferença destacada: picapes compactas, como a Strada e a Volkswagen Saveiro, vendem muito pouco no país vizinho.
A representante da Fiat acumulou somente 3,6 mil unidades nos cinco primeiros meses de 2025 e ocupa a 25ª posição. Ainda assim é mais do que o sobro do modelo da VW, que somou 1,7 mil e aparece na 40º lugar.
Foto: Divulgação
Montadora promove outras três alterações em sua estrutura diretiva
Apesar de preverem mercado estável, executivos confirmam lançamentos com novas tecnologias
Foram mais de 6,6 milhões de transações entre automóveis, comerciais leves e pesados e motos
Único segmento com queda na venda de novas cotas foi o de pesados, justamente o…
Multas ainda são volumosas pela falta de uso; Ford, Renault e VW sinalizam os lançamentos…
Pela primeira vez, nos 88 anos de sua história, fabricante fecha uma unidade fabril na…