CEO esteve à frente da montadora francesa nos últimos cinco anos

Luca de Meo não será mais CEO da Renault oficialmente a partir de 15 de julho. A montadora anunciou a saída de seu principal executivo por meio de comunicado no último domingo.
Presidido por Jean-Domenique Senard, o Conselho de Administração do conglomerado automotivo francês já iniciou processo de busca por um substituto. A saída de De Meo foi um decisão pessoal, afirma o comunicado.
“Durante cinco anos, Luca de Meo trabalhou para restaurar o Grupo Renault ao seu devido lugar. Sob sua liderança, nossa empresa retornou a uma base sólida, possui uma impressionante gama de produtos e retomou o crescimento”, afirmou Senard no texto em que a empresa agradece a dedicação de De Meo ao longo desse período.
“Enfrentamos desafios imensos em menos de cinco anos. Alcançamos o que muitos achavam impossível. Hoje, os resultados falam por si: são os melhores da nossa história”, completou De Meo, que comandou o programa de eletrificação dos veículos do grupo e lançou em 2021 o Renaulution, plano estratégico que busca maior lucratividade não por volumes, mas pela oferta de produtos de maior valor agregado.
Ele adiantou apenas que procurará oportunidades fora da indústria automotiva a partir de agora. Informações que circulam na imprensa francesa, entretanto, dão conta de que sua contratação como CEO já estaria acertada pela Kering, empresa que controla marcas de luxo, como Gucci e Yves Saint-Laurent.
LEIA MAIS
→ Conheça os novos projetos estratégicos da Renault e Nissan
→ CEO Luiz Fernando Pedrucci deixa a Renault
Italiano de Milão, De Meo, de 58 anos, tem longa trajetória no setor automotivo, iniciada há 25 anos na própria Renault. Passou depois pela Toyota Europa e pelo Grupo Fiat, onde foi responsável pelas marcas Lancia, Fiat e Alfa Romeo.
Em 2009 assumiu o marketing do Grupo Volkswagen e três anos depois foi nomeado responsável pelas vendas e marketing da Audi AG e, antes de seguir para a Renault, comandou a SEAT por cinco anos.
Foto: Divulgação
Embarques ultrapassaram 322 mil unidades no ano passado
Já em pré-venda, novo SUV compacto chega nas concessionárias em fevereiro
Compras na China cresceram 15% e foram decisivas para o déficit de US$ 15 bilhões…
Cavalo-mecânico utiliza combustível líquido e pode rodar mais de 1 mil km com um único…
Fabricante garante procedência e para veículos da marca oferece serviços de conectividade
No ano passado, a fabricante registrou crescimento de 12% nas vendas