Montadoras criaram a Coretura, joint venture que já iniciou operação

Duas das maiores montadoras de veículos comerciais do mundo resolveram juntar forças. Nesta terça-feira, Daimler Truck e Grupo Volvo oficializaram a criação da Coretura, joint venture que terá como missão o desenvolvimento de veículos definidos por software.
Em comunicado, as parcerias afirmam que a nova empresa, que tem sede em Gotemburgo, Suécia, estabelecerá “um novo padrão para o setor” e permitirá que ambas, assim como futuros clientes, forneçam aplicativos digitais autônomos e diferenciados para os veículos.
A Coretura começou a nascer mesmo em 28 de outubro do ano passado, quando foram assinados acordos vinculativos entre Volvo e a Daimler Truck e que obtiveram todas as aprovações regulatórias para iniciar suas operações a partir deste mês.
O objetivo de lançar seus primeiros produtos em veículos até o final da década. Daimler Truck Volvo enfatizam que, ainda assim, “permanecerão concorrentes e continuarão a diferenciar sua gama de produtos e serviços, incluindo suas respectivas soluções digitais”.
“Este é um passo importante não apenas para nós, mas para toda a indústria e nossos clientes. Juntos, estamos iniciando o futuro digital de caminhões e ônibus, tornando os veículos comerciais mais inteligentes, mais conectados e mais eficientes do que nunca”, afirma Karin Rådström, CEO da Daimler Truck.
“A Coretura representa um passo ousado na evolução dos veículos comerciais ao alavancar tecnologia de ponta e inovação colaborativa”, completou na nota oficial Martin Lundstedt, CEO do Grupo Volvo.
A nova empresa será comandada por equipe de quatro executivos, dois de cada um dos grupos acionistas. À frente estará o CEO Johan Lundén, que integrava a Volvo, onde era responsável pelo Planejamento Estratégico de Produtos, Projetos e Gestão de Inovação.
A Coretura pretende oferecer uma plataforma de veículos definida por software padronizada e aberta, assim como um sistema operacional dedicado a veículos comerciais e aquisição de unidades de controle centralizadas de alto desempenho, capazes de lidar com grandes quantidades de dados.
LEIA MAIS
→ Mercedes-Benz estende a eletrificação para caminhão fora de estrada
→ Volvo inicia produção de ônibus elétricos no País
“Isso desvinculará os ciclos de desenvolvimento de software e hardware, permitindo que os clientes finais comprem e atualizem aplicativos digitais sem fio ‘pelo ar’, melhorando a segurança, eficiência e experiência do cliente”, dizem as parcerias.
“Esta joint venture combina a agilidade de uma startup com a estabilidade e a expertise dos nossos principais acionistas”, diz Lundén, que contará inicialmente com cerca de 50 funcionários. A ideia, porém, é crescer a estrutura gradativamente, conforme o progresso técnico e alcance de marcos.
Foto: Divulgação
Montadora promove outras três alterações em sua estrutura diretiva
Apesar de preverem mercado estável, executivos confirmam lançamentos com novas tecnologias
Foram mais de 6,6 milhões de transações entre automóveis, comerciais leves e pesados e motos
Único segmento com queda na venda de novas cotas foi o de pesados, justamente o…
Multas ainda são volumosas pela falta de uso; Ford, Renault e VW sinalizam os lançamentos…
Pela primeira vez, nos 88 anos de sua história, fabricante fecha uma unidade fabril na…