Modelos a gasolina venderam 20% a menos até maio

Passados os primeiros cinco meses de 2025, as vendas de carros elétricos a bateria na União Europeia superaram 701 mil unidades.
A tecnologia respondeu 15,4% do total aproximado de 4,55 milhões veículos negociados no período, 0,6% a menos. Em maio, a União Europeia consumiu 911,6 mil veículos, 1,6% a mais do que em igual mês do ano passado.
De acordo com levantamento da Acea, a associação das montadoras europeias, as vendas de elétricos em três dos quatro maiores mercados do bloco, responsáveis por 62% de todos os registros do segmento, cresceram de janeiro a maio.
Enquanto na França o segmento encolheu 7,1%, de 128,5 mil para 119,5 mil unidades, na Alemanha avançou expressivos 43,2%, para 201 mil veículos — mercados que encolheram, respectivamente, 8,2% e 2,4%, para 1,17 milhão e 733 mil unidades.
Os números acumulados no ano também mostram fôlego maior dos modelos híbridos fechados, que somaram 1,6 milhão de registros, 19,8% de crescimento, impulsionados particularmente pela maior demanda na França (+38,3%), Espanha (+34,9%), Itália (+13,8%) e Alemanha (+12,1%). Os negócios com híbridos plug-in cresceram menos, 15%, e somaram 375 mil veículos.
LEIA MAIS
→ Vendas de veículos da Tesla “derretem” na Europa
Enquanto elétricos e híbridos crescem na preferência dos consumidores, carros a combustão perdem cada vez mais espaço. De janeiro a maio, foram negociados na União Europeia 1,3 milhão de unidades movidas a gasolina, 20% a menos do que em igual período do ano passado.
Os abastecidos com diesel tiveram resultado ainda pior: somente 433 mil chegaram às ruas, queda de quase 27% na comparação anual.
Foto: Divulgação
Montadora promove outras três alterações em sua estrutura diretiva
Apesar de preverem mercado estável, executivos confirmam lançamentos com novas tecnologias
Foram mais de 6,6 milhões de transações entre automóveis, comerciais leves e pesados e motos
Único segmento com queda na venda de novas cotas foi o de pesados, justamente o…
Multas ainda são volumosas pela falta de uso; Ford, Renault e VW sinalizam os lançamentos…
Pela primeira vez, nos 88 anos de sua história, fabricante fecha uma unidade fabril na…