Mercedes-Benz, BMW, Volkswagen, Bosch e ZF estão entre as empresas parceiras

A busca da indústria automotiva europeia por maior competitividade frente a outros polos produtivos, como China e Estados Unidos, acaba de ganhar novo e importante capítulo. Montadoras alemãs e grandes fornecedores estão se unindo para desenvolver softwares abertos.
Com o suporte da VDA, Associação Alemã da Indústria Automotiva, onze empresas do setor automotivo assinaram, no início desta semana, memorando de entendimento para desenvolvimento de software de código aberto, compartilhando custos e benefícios.
A lista de empresas que assinaram o memorando reúne o Grupo Volkswagen, Mercedes-Benz, BMW, Bosch, Continental, ZF e Valeo, dentre outras empresas.
“Uma parte significativa do software veicular não é diretamente acessível ao usuário e, portanto, não é diferenciada. Isso permite que os módulos de software sejam desenvolvidos em conjunto em um ecossistema aberto e colaborativo, destaca a entidade.
O desenvolvimento do software aberto ocorrerá em ambiente transparente e independente da organização independente Eclipse Foundation. O cronograma da iniciativa prevê que o escopo de software para o desenvolvimento em série de uma plataforma para direção autônoma esteja disponível já em 2026.
O software pode ser adaptado ou expandido e disponibilizado à indústria de forma personalizada, o que permite que fabricantes e fornecedores se concentrem em projetos diferenciados, mantendo os componentes principais unidos.
Muitos dos componentes de software desenvolvidos, como middleware para comunicação, autenticação ou interfaces, são considerados “não diferenciadores” e, portanto, não têm influência direta na experiência do cliente.
Um componente central do projeto é a chamada abordagem “código em primeiro lugar”: em vez de apenas criar especificações, o software executável é desenvolvido e fornecido diretamente. Isso não só deve reduzir o esforço de desenvolvimento, como também acelerar o lançamento no mercado.
LEIA MAIS
→ Daimler e Volvo juntas em prol dos veículos comerciais definidos por software
“Juntos, estamos construindo um ecossistema de software poderoso e preparado para o futuro – aberto, transparente e seguro”, afirma Marcus Bollig, diretor executivo da VDA.
“A colaboração no desenvolvimento de plataformas automotivas de código aberto é um fator crítico para a indústria automotiva. Nosso modelo de governança permite a colaboração aberta entre OEMs, fornecedores e players de tecnologia”, diz Mike Milinkovich, diretor executivo da Eclipse Foundation.
A ideia dos parceiros é que mais tardar em 2030 os primeiros veículos já estejam se beneficiando dos recursos de código aberto, disponíveis para a indústria como pacotes.
Eles também não pretendem limitar o número de empresas participantes no projeto, que, afirma a VDA, está aberto a outros parceiros, independentemente do porte ou origem.
“Estamos impulsionando ativamente o futuro do software automotivo”, comemora Magnus Östberg, diretor de Software da Mercedes-Benz.
Foto: Divulgação
Montadora promove outras três alterações em sua estrutura diretiva
Apesar de preverem mercado estável, executivos confirmam lançamentos com novas tecnologias
Foram mais de 6,6 milhões de transações entre automóveis, comerciais leves e pesados e motos
Único segmento com queda na venda de novas cotas foi o de pesados, justamente o…
Multas ainda são volumosas pela falta de uso; Ford, Renault e VW sinalizam os lançamentos…
Pela primeira vez, nos 88 anos de sua história, fabricante fecha uma unidade fabril na…