Empresa

BYD montará três modelos em SKD no primeiro ano de Camaçari

Empresa promete homologar 160 fornecodres locais. Por enquanto, planta montou apenas protótipos.

De Camaçari, BA

Em evento que marcou o início de testes de protótipos feitos no complexo baiano de Camaçari, dirigentes da BYD anunciaram processo de homologação de 160 fornecedores locais, começando pela Continental Pneus, instalada no mesmo município.

Alexandre Baldy, vice-presidente sênior da montadora, adiantou o nome de outros parceiros, como Bosh, Basf e Usiminas. Também confirmou informação de Stella Li, vice-presidente global e presidente Américas, da abertura de processo seletivo para contratação de 3 mil funcionários até o fim deste ano, entre engenheiros, operadores e demais funções.

Ocupando a área antes utilizada pela Ford, a planta da BYD é muito maior. “O prédio só da montagem final tem praticamente a mesma área da antiga Ford toda”, enfatizou Baldy, logo após a solenidade comandada por Stella Li e que contou com a presença do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e autoridades do município localizado na região metropolitana de Salvador.

“Será a maior fábrica de veículos elétricos da América do Sul. A Bahia vai ser o Vale do Silício da região, com milhares de engenheiro engajados”, disse Li que, além do Dolphi Mini, confirmou a montagem do SUV Song Pro e do sedã King, os três já vendidos aqui como importados.

O primeiro Dolphin Mini montado na Bahia a partir de kit importado da China foi exibido pela BYD durante o evento. “Levamos apenas 15 meses entre iniciar as obras e entregar o primeiro veículo em caráter experimental da nossa linha de produção”, disse Li, indiretamente contestando críticas sobre a demora para o início de operação da planta baiana.

LEIA MAIS

→ BYD faz visita à fábrica, mas sem inauguração

O sistema de montagem SKD, ou seja, carros importados desmontados que aqui recebem poucos elementos, vigorará pelos próximos 12 meses, informou a BYD.

A partir do segundo semestre do ano que vem, planeja a empresa, Camaçari terá capacidade de produção de 150 mil automóveis por ano, com quadro de cerca de 4 mil funcionários — além das 3 mil vagas a serem preenchidas, 800 pessoas já foram contratadas.

 

Só o prédio principal de Camaçari dedicado à montagem final de veículos elétricos tem 156,8 mil m². Com investimentos anunciados de R$ 5,5 bilhões, o complexo ocupa 4,6 milhões de m², o equivalente a 645 campos de futebol.

A montadora promete gerar 20 mil empregos diretos e indiretos quando todas as instalações da segunda fase do projeto estiverem concluídas e a capacidade produtiva aumentada para 300 mil veículos anuais.” Incluindo estampagem, soldagem, pintura e aumento do conteúdo local”, reforça a fabricante.


Fotos: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Nova identidade visual da Kia expressa evolução da marca

Conceito de Opostos Unidos leva para as concessionárias experiência de veículos inovadores e de compra…

% dias atrás

Sindipeças reforça pleito pelo fim do incentivo a importados eletrificados SKD e CKD

Entidade alerta que prorrogação acentuaria o problema de competividade e ameaçaria empregos no setor de…

% dias atrás

Stellantis abre inscrições para o Programa Estelar Jovem Aprendiz 2026

Empresa oferece 258 vagas distribuídas em unidades de Pernambuco, Minas Gerais e Rio de Janeiro

% dias atrás

Poucas alterações entre líderes de mercado ao longo de 2025

Critérios técnicos próprios organizam ranking em 14 categorias; desempenho do mercado em 2026 deve permanecer…

% dias atrás

Preço dos carros eletrificados importados pode subir até 8%

A alíquota de importação retoma os 35% vigentes para modelos a combustão em julho

% dias atrás