Empresa

Harman intensifica fornecimento para a indústria automotiva no Brasil

Empresa tem marcas e linhas de produtos nacionais que incluem desde sistemas de som a multimídias para montadoras e reposição

Marca mundialmente conhecida, a JBL está intensificando sua atuação no mercado automotivo de som e infoentretenimento com aumento de portfólio tanto para as montadoras como para a reposição.

O mais recente movimento nesse sentido foi feito em abril: o lançamento do Legend 700, multimídia com tela sensível de 7 polegadas, aplicação na maior parte dos carros, inclusive de entrada, e compatíveis com Apple Car Play e Android Auto sem fio.

Com 76 anos de trajetória, a JBL, na verdade, é a mais conhecida marca da Harman, subsidiária da Samsung Electronics oficialmente desde março de 2017  e que desenvolve, fabrica e vende em todo o mundo sistemas de som e conectividade para vários segmentos, dentre eles a indústria automotiva e consumidores finais.

A apresentação do Legend 700 enfatiza agora o interesse da Harman no crescente mercado interno de multimídias, a reposiçao em particular. A empresa, porém, fornece também para as montadoras um farto cardápio.

Além de sistemas de infoentretenimento, támbém módulos de conectividade, carregadores por indução, amplificadores, alto-falantes e sistemas de som premium, dentre outros dispostivos e tecnologias.

No time de clientes constam nomes como Toyota, Stellantis, Volkswagen, MAN e GWM, abastecidos com produtos fabricados no Brasil e importados.

Veículos dessas e outras marcas, dependendo do segmento e do mercado, saem da linha de montagem com sistemas de som ou multimídias JBL, Harman Kardon, Infinity, Mark Levinson, Revel, Bowers & Wilkins e até a sofisticadíssima Bang & Olufsen.

Na reposição, a Harman trabalha com diversos públicos consumidores e linhas de produtos também fabricadas aqui ou trazidas de fora.

“Atualmente já estamos produzindo localmente desde a linha de entrada até as mais sofisticadas,  que podem ser utilizadas nos mais variados tipos de veículos a depender do gosto e objetivo do consumidor”, pontua Anderson Oliveira, diretor de Marketing da Harman do Brasil.

“Cada marca possui uma identidade. A JBL é a marca mais conhecida do público, porém é possível encontrar nossas outras marcas em carros importados. Harman Kardon é a mais amplamente adotada. Revel é exclusiva da Lincoln e Mark Levinson é exclusiva da Lexus”, exemplifica.

→ Tecnologias inteligentes da Harman redefinem vida a bordo

→ Harman mostra novas capacidades tecnológicas às montadoras

Com novos produtos e o ingresso em segmentos inéditos, a divisão automotiva tem ganhado cada vez mais relevância na operação da Harman no Brasil, afirma Oliveira, sem, entretanto, revelar números.

“Posso garantir que a Harman cresceu muito nos últimos anos e temos uma projeção de crescimento significativo para os próximos anos na América do Sul. Estamos investindo em nossas linhas com intuito de atender novas demandas que estão em desenvolvimento”, enfatiza o executivo.

A Harman Brasil produz em Manaus, AM, desde 2015 e também tem sua pioneira unidade em Nova Santa Rita, RS, onde está a sede adminsitrativa da operação. Ambas se beneficiarão dos novos projetos e desenvolvimentos de produtos das linhas automotivas, antecipa a a empresa.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

Poucas alterações entre líderes de mercado ao longo de 2025

Critérios técnicos próprios organizam ranking em 14 categorias; desempenho do mercado em 2026 deve permanecer…

% dias atrás

Preço dos carros eletrificados importados pode subir até 8%

A alíquota de importação retoma os 35% vigentes para modelos a combustão em julho

% dias atrás

Anfavea tem reunião com Alckmin nesta quarta-feira

Em pauta, o fim dos incentivos a veículos CKD/SKD e as modestas projeções do setor…

% dias atrás

Renault Group avança com vendas fora da Europa e eletrificação

Em 2025, a fabricante registra o terceiro crescimento consecutivo

% dias atrás

VWCO amplia capacidade de centro de peças e acessórios

Aumento em 5 mil m² reflete inclusão de novos componentes na oferta

% dias atrás

Mercado de pneus produzidos no Brasil encolhe 5,8% em 2025

Anip está negociando com o governo medidas para por fim às importações com dumping

% dias atrás