Mercado

As picapes mais vendidas no semestre

Entre as médias e grandes, disputa fica mais acirrada entre Toro e Hilux. Montana perde mercado e Ranger e Rampage ganham.

Enquanto o segmento de picapes pequenas segue sem novidades, com apenas os modelos Fiat Strada e VW Saveiro produzidos e comercializados no Brasil, o de picapes médias e grandes apresenta mudanças no comparativo do ranking do primeiro semestre de 2025 com mesmo período de 2024.

A disputa entre os dois modelos mais vendidos nesse segmento acirrou-se este ano. A Fiat Toro se mantém na liderança, com 23.332 mil unidades emplacadas e participação de 18,48%, mas a vice-líder, a Toyota Hilux, licenciou volume bem próximo, com total de 23.151 unidades e fatia de 18,35%.

LEIA MAIS

Às vésperas de ganhar novo visual, Toro atinge 600 mil unidades

Fiat Titano 2026 renasce a partir de novo projeto

No primeiro semestre de 2024, as participações eram de 19% e 18,3%, respectivamente. No caso da picape da Fiat as vendas praticamente se mantiveram estáveis, com inexpressiva alta de 0,5%, e as da marca japonesa cresceram 3,8%.

No semestre, as vendas totais de picapes médias e grandes, segundo dados da Fenabrave, tiveram expansão de 3,5%, passando de 121,9 mil para 126,2 mil unidades.

Entre o terceiro e sexto lugar, houve dança total no ranking das picapes médias e grandes emplacadas localmente. A Chevrolet Montana, que era terceira colocada em 2024, caiu para a sexta posição, enquanto a Ford Ranger subiu do quarto para o terceiro lugar e a Ram Rampage do sexto para o quinto.

Não houve alteração no caso da sétima e oitava colocações, ocupadas por Renault Orock e Mitisubishi L200 nos dois anos. Já entre a nova e décima-primeira posições, mudança total. A Nissan Frontier desceu um degrau, para o décimo lugar, sendo substituída pela Fiat Titano.

O ranking da Fenabrave dos 11 modelos mais vendidos é complementado em 2025 pela Mitisubishi Triton, sendo que a VW Amarock e Ford Maverick não aparecem mais nessa lista.

A grande competitividade entre as picapes no mercado brasileiro tem levado a investimento constantes na modernizaçao dos produtos. A Fiat Titano foi renovada recentemente e a Toro ganha novo visual a ser apresentado no início de agosto.

A Renault promete uma nova picape ainda para este ano ano – provalmente chamada de Niagara – e a Vokswagen também ampliará seu portfólio no segmento.

Considerando as picapes pequenas, médias e grandes, as vendas no semestre somaram 218.026 unidades, com expansão de 7,4% sobre as 202.974 do mesmo período de 2024. O segmento das pequenas saltou de 81.073 para 91.846 unidades, com a Fiat Strada na liderança e fatia de 68%.


 

 

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Importação de carros chineses cresce 61% e a de argentinos cai 30%

Presidente da Anfavea destaca movimento inverso e chama a atenção para estoque de 172 dias…

% dias atrás

Exportações de veículos começam 2026 com o pé no freio

Principal mercado dos produtos brasileiros, Argentina reduziu compras

% dias atrás

Eletrificados têm fatia recorde, mas com maior presença dos nacionais

Participação chegou a 16,8% em janeiro, com 35% das vendas concentradas em híbridos brasileiros

% dias atrás

Produção de caminhões recua 15% em janeiro a espera do impulso do Move Brasil

Programa promete aquecer o ritmo ao registrar R$ 1,3 bilhão em crédito aprovado em apenas…

% dias atrás

Montadoras desaceleram produção neste início de ano

Apesar da inclusão de unidades CKD/SKD, o total de 159,6 mil veículos fabricados é 12%…

% dias atrás

Produção de chassi de ônibus inicia ano em ritmo estável

Segmento aguarda nova licitação para o Caminho da Escola

% dias atrás