Ações terão início em 27 de julho, Dia do Motociclista

Faixa Azul
Por Mário Curcio
Em razão do Dia do Motociclista, comemorado em 27 de julho, a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) lançará no domingo a 1ª Semana de Prevenção a Sinistros com Motocicletas. A informação foi divulgada em um evento para jornalistas realizado na sede do Departamento de Trânsito de São Paulo (Detran-SP).
A iniciativa promove uma campanha que terá como mote a frase “No trânsito, basta um instante para a vida virar do avesso”. Em Brasília, nos dias 30 e 31, motociclistas poderão participar de um pit stop educativo das 9 às 17 horas no estacionamento Funart.
O motivo da semana de prevenção é o número crescente de acidentes e mortes envolvendo motociclistas. De acordo com dados fornecidos pelo Ministério da Saúde, os óbitos de condutores e passageiros de motocicletas saltaram, em todo o Brasil, de 33% para 46% entre os anos de 2010 e 2023.
No mesmo período, a representatividade das mortes de pedestres recuou de 30% para 19% e a de ocupantes de automóveis, de 28% para 26%. Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, as mortes envolveram sobretudo os mais jovens.
Pessoas de 20 a 29 anos responderam por 21,5% do total de óbitos. E aquelas com 30 a 39 anos totalizaram 18,7%. O sexo masculino respondeu por 83% das mortes no trânsito no Brasil.
A diretora de segurança no trânsito da Senatran, Maria Alice Souza, afirma: “Também entre 2010 e 2023, os motociclistas responderam por 57,2% das internações e por 55,2% dos gastos com hospitalização.” As informações são do Datasus e revelam ainda que os custos de internação com motociclistas vítimas de acidentes envolveram R$ 3,7 bilhões.
Outras ações futuras da Senatran com o objetivo de reduzir acidentes terão como meta diminuir a velocidade máxima permitida em centros urbanos. Estudos mostram que essa é uma forma eficiente de reduzir a probabilidade de acidentes e a gravidade dos ferimentos.
“A Organização Mundial de Saúde recomenda que vias urbanas não devem ter velocidade máxima superior a 50 km/h, nem superior a 30 km/h quando há grande concentração de pedestres e ciclistas”, recorda Diego Lemos, coordenador executivo da Bloomberg para segurança viária, que apresentou um estudo no Detran-SP.
Além dos esforços para reduzir a velocidade, a Secretaria Nacional de Trânsito manterá o foco em outros fatores de risco, como a ingestão de bebida alcoólica e não uso do capacete.
Estudo do Detran-SP confirma tendência de alta
Durante o evento, o Detran-SP apresentou o estudo “Análise de Tendência da Sinistralidade em Municípios do Estado de São Paulo”, no qual identifica a tendência de aumento ou redução significativos de óbitos no trânsito, considerando diferentes tipos de via e formas de transporte no período de 2015 a fevereiro de 2025, nos 645 municípios.
No caso das mortes de ocupantes de motocicletas, 47 cidades apresentaram tendência de alta. Entre elas estão a própria capital, Guarulhos, Ribeirão Preto, Piracicaba, São Bernardo do Campo, Araçatuba, Salto, Valinhos, Mogi Guaçu, Limeira, São José dos Campos, Birigui, Tatuí, Taboão da Serra, Embu das Artes e Bragança Paulista.
Somente sete cidades registraram tendência de queda importante em mortes com motociclistas: Itaberá, Euclides da Cunha Paulista, Barão de Antonina, Serra Azul, São Joaquim da Barra, Guatapará e Pereiras.
No caso de mortes de ciclistas, também houve mais municípios registrando forte tendência de alta (11 ao todo) do que queda (3). Em contraste, a análise de mortes de pedestres aponta mais municípios com tendência de queda (30) do que alta (12).
Em óbitos totais, 28 municípios apontaram tendência de alta e outros 28, de queda.
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Montadora promove outras três alterações em sua estrutura diretiva
Apesar de preverem mercado estável, executivos confirmam lançamentos com novas tecnologias
Foram mais de 6,6 milhões de transações entre automóveis, comerciais leves e pesados e motos
Único segmento com queda na venda de novas cotas foi o de pesados, justamente o…
Multas ainda são volumosas pela falta de uso; Ford, Renault e VW sinalizam os lançamentos…
Pela primeira vez, nos 88 anos de sua história, fabricante fecha uma unidade fabril na…