Teste entre São Bernardo do Campo e Rio Janeiro termina com 30% de energia armazenada na bateria

A Mercedes-Benz colocou na estrada o elétrico eActros 400 em teste de autonomia entre a fábrica de São Bernardo do Campo (SP) e o Rio de Janeiro. O modelo, carregado com 19.200 kg de peso bruto total (PBT), encerrou o experimento em São João do Meriti (RJ) após 442 km rodados pela Via Dutra sem necessidade de recarga intermediária e ainda com 30% de energia restante na bateria. Ao final, o caminhão obteve eficiência de 0,70 kWh/km.
A viagem marca início de testes em operações reais de clientes da Mercedes-Benz. A oferta de caminhões elétricos da fabricante no País reúne os eActros 400 e o eActros 300, ambos indicados para tarefas interurbanas de cargas médias e pesadas, além do leve Fuso eCanter, para serviços de distribuição de carga urbana.
LEIA MAIS
→Com testes em 2025, Mercedes-Benz inicia era de caminhões elétricos no Brasil
Dentre os clientes já definidos estão Braspress Transportes Urgentes, Coca-Cola Femsa Brasil, Expresso Nepomuceno, RD Saúde, Suzano, AGL, Marimex e Ypê.
Para os testes com clientes no Brasil, a marca dispõe de três modelos, entre versões plataforma 6×2 com 336 kWh e 448 kWh de capacidade de bateria e cavalo-mecânico 4×2, também com 336 kWh. Os rígidos têm PBT de 19 ou 27 toneladas e o trator 40 toneladas de capacidade máxima de tração (CMT).
Foto: Divulgação Mercedes-Benz
Montadora promove outras três alterações em sua estrutura diretiva
Apesar de preverem mercado estável, executivos confirmam lançamentos com novas tecnologias
Foram mais de 6,6 milhões de transações entre automóveis, comerciais leves e pesados e motos
Único segmento com queda na venda de novas cotas foi o de pesados, justamente o…
Multas ainda são volumosas pela falta de uso; Ford, Renault e VW sinalizam os lançamentos…
Pela primeira vez, nos 88 anos de sua história, fabricante fecha uma unidade fabril na…