Mas movimento do final de julho indica melhoras que podem refletir sucesso do decreto do Carro Sustentável

Apesar de julho indicar o melhor resultado do ano, com 220.568 emplacamentos e alta de 9,3% sobre junho, o ritmo de crescimento do mercado de veículos leves desacelerou nos últimos dois meses.
O desempenho do mês passado reflete queda de 2,9% sobre julho de 2024, quando foram licenciadas 227.064 unidades. Também importante considerar que foram 23 dias úteis no mês passado, contra 20 no anterior, o que ajudou a sustentar o comparativo mensal.
LEIA MAIS
→No embalo do Carro Sustentável, montadoras intensificam ações no varejo
O alento é que houve reação dos emplacamentos no fim do mês, reflexo da repercussão positiva do decreto do Carro Sustentável, que reduziu o preço dos modelos de entrada em mais de R$ 10 mil.
A análise é do consultor Cássio Pagliarini, da Bright Consulting, ao revelar que nos últimos três dias aumentou o movimento nos showrooms e também no segmento de eletrificados:
“Mesmo com um baixo nível de vendas diretas, o mercado reagiu nesta semana, o que significa que o consumidor começou a responder aos benefícios do Carro Sustentável”.
O showroom, com 121.928 unidades, teve reação no mês, com crescimento de 20,8% frente a junho, embora ainda 3,5% abaixo de julho de 2024. No acumulado, o varejo soma 730.609 unidades (–2,1%), enquanto a venda direta atinge 621.668 unidades (+11,6%).
A desaceleração até julho é comprovada pela redução gradativa nos últimos meses do índice de crescimento do mercado de automóveis e comerciais leves no acumulado do ano.
O desempenho permanece positivo no balanço dos sete meses, mas a alta ficou em 3,8% em julho — 1.352.277 unidades contra total de 1.302.760 no mesmo período de 2024 — ante índice de 4,9% registrado um mês antes.
Foto: Divulgação/Renault
Montadora promove outras três alterações em sua estrutura diretiva
Apesar de preverem mercado estável, executivos confirmam lançamentos com novas tecnologias
Foram mais de 6,6 milhões de transações entre automóveis, comerciais leves e pesados e motos
Único segmento com queda na venda de novas cotas foi o de pesados, justamente o…
Multas ainda são volumosas pela falta de uso; Ford, Renault e VW sinalizam os lançamentos…
Pela primeira vez, nos 88 anos de sua história, fabricante fecha uma unidade fabril na…