Com 306 emplacamentos no 1º semestre, expansão de 141%. Entre os dez fabricantes locais, BYD, Eletra, Mercedes-Benz e VWCO

AABVE, Associação Brasileira do Veículo Elétrico, divulgou balanço das vendas de ônibus no primeiro semestre deste ano, que indica crescimento sem precedentes de 141% nas vendas do primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período de 2024, com, respectivamente, 306 unidades e 127 unidades.
A entidade informa que só em junho entraram em circulação 34 ônibus elétricos entraram, número 278% superior ao de idêntico mês do ano passado (9 veículos).
“Esses números refletem o avanço da eletromobilidade no transporte público, impulsionado por políticas públicas, ampliação da oferta de modelos e maior comprometimento de gestores municipais com descarbonização”, destaca a ABVE em comunicado divugado na quinta-feira, 31.
São Paulo, maior cidade do País, lidera as compras, com 306 ônibus elétricos emplacados no primeiro semestre, dos quais 275 já estão em operação, o que equivale a 90% do total nacional.
Ainda de acordo com o balanço da entidade, outras cidades do Estado de São Paulo também avançam no processo de transição de suas frotas, dentre as quais São Bernardo do Campo (11 ônibus elétricos adquiridos no primeiro semestre), Ribeirão Preto (4), Campinas (2) e Barueri (1).
Nos outros Estados, a participação de veículos elétricos ainda é baixa em relação ao total. “A transição vem acontecendo em função de legislações locais e iniciativas federais, como o PAC Cidades, que oferece financiamento e incentiva a produção nacional de tecnologias limpas. Mas ainda assim a expansão é desigual, com entraves de crédito, infraestrutura e planejamento em diversas regiões”, explica a ABVE.
Dez fabricantes no Brasil
São dez fabricantes de ônibus elétricos atualmente atualmento no Brasil: Ankai, BYD, Eletra, Higer, Induscar, Yutong, Mercedes-Benz, Marcopolo, Volvo e VW Truck & Bus, com um portfólio de 28 modelos diferentes.
No primeiro semestre de 2025, 7 fabricantes foram responsáveis pela comercialização dos 306 ônibus elétricos no país. O destaque fica para a Eletra e BYD que são responsáveis por 65,3% das vendas do período, sendo 34,3% e 31%, respectivamente.
Vendas por fabricantes no 1º semestre de 2025:
♠ Eletra: 105 (34,3%)
♠ BYD: 95 (31,0%)
♠ Mercedez Benz: 70 (22,8%)
♠ Induscar: 15 (4,9%)
♠ Higer: 11 (3,6%)
♠ Ankai: 6 (1,9%)
♠ VW Truck & Bus: 4 (1,3%)
Foto: Divulgação/Prefeitura de São Paulo
Montadora promove outras três alterações em sua estrutura diretiva
Apesar de preverem mercado estável, executivos confirmam lançamentos com novas tecnologias
Foram mais de 6,6 milhões de transações entre automóveis, comerciais leves e pesados e motos
Único segmento com queda na venda de novas cotas foi o de pesados, justamente o…
Multas ainda são volumosas pela falta de uso; Ford, Renault e VW sinalizam os lançamentos…
Pela primeira vez, nos 88 anos de sua história, fabricante fecha uma unidade fabril na…