Vendas da Toro recuam 5%, enquanto Triton e Ranger crescem muito acima da média no ano

A Fiat apresenta ainda nesta semana a linha 2026 da Toro, com mudanças estéticas, de conteúdos e no acabamento. O momento é mais que oportuno. De janeiro a julho, as vendas da picape encolheram 5%, para 27,3 mil unidades, em um mercado que oscilou positivamente 1,5%.
Apesar de média, a Toro é elencada pela Fenabrave — ainda e de forma injustificada — no segmento de picapes grandes. Nele são computados os licenciamentos de modelos monoblocos menores, como a própria Toro, Chevrolet Montana e Renault Oroch, e também de picapes de carrocerias sobre chassi e que podemcarregar mais de 1 tonelada de carga.
Mesmo assim, a picape da Fiat tem sido líder dessa categoria desde que foi lançada, em 2016. Bem, isso até julho, quando foi ultrapassada no acumulado do ano pela Toyota Hilux.
A então “eterna vice-líder” do segmento, que ganhará nova geração em 2026 — a atual tem dez anos —, já vinha diminuindo a diferença, mas acelerou os negócios em julho e cravou quase 5,4 mil emplacamentos contra perto de 4 mil da Toro.
No acumulado dos primeiros sete meses, a representante da marca japonesa tem 28,5 mil unidades entregues aos clientes finais e, portanto, é candidata, sim, a colocar fim à hegemonia da Toro em 2025. No ano passado inteiro, a vantagem da Toro limitou-se a 3,8 mil unidades.
LEIA MAIS
→ Carro Sustentável garante desempenho positivo em julho
Ainda entre as picapes grandes, merecem destaques os desempenhos da Ford Ranger, cujas vendas aumentaram 23%, para 19,1 mil unidades, mas especialmente da L200, que desde novembro de 2024 passou a ser denominada apenas Triton.
O modelo, considerando as vendas da atual e da geração anterior, acumulou 9,1 mil unidades vendidas em sete meses, um salto de 38% na comparação internanual.
Na contramão, a Nissan Frontier viu suas vendas encolherem drasticamente, perto de 30%, o maior recuo do segmento ao longio deste ano.
Foto: Divulgação
Montadora promove outras três alterações em sua estrutura diretiva
Apesar de preverem mercado estável, executivos confirmam lançamentos com novas tecnologias
Foram mais de 6,6 milhões de transações entre automóveis, comerciais leves e pesados e motos
Único segmento com queda na venda de novas cotas foi o de pesados, justamente o…
Multas ainda são volumosas pela falta de uso; Ford, Renault e VW sinalizam os lançamentos…
Pela primeira vez, nos 88 anos de sua história, fabricante fecha uma unidade fabril na…