Número inclui automóveis, comerciais leves e pesados e motocicletas

O mercado brasileiro de automóveis, comerciais leves, veículos pesadfos e motocicletas usados e seminovos estabeleceu um novo recorde para o mês de julho.
Levantamento da Fenauto, a Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores, indica que foram negociados no mês passado 1,71 milhão de veículos, com expressivos avanços de 19,1% sobre junho e de 16,6% frente ao mesmo período do ano passado.
O resultado sustenta a curva ascendente das vendas ao longo de 2025. Ao longo dos sete primeiros meses deste ano, os cerca de 48 mil revendedores associados das filiadas da Fenauto ultraparassam 10 milhões de veículos transacionados, crescimento de 14,2% ma comparação com os mesmo meses de 2024.
A consistência da recuperação do mercado de usados e seminovos é confirmada pelo patamar de vendas viárias ao redor de 75 mil veículos, também o maior já registrado pela entidade.
“É um número excepcional em vista das incertezas do mercado. Ainda temos expectativa positiva para o fechamento do ano com um bom resultado”, diz Enilson Sales, presidente da Fenauto, que segue projetando perto de 16 milhões de veículos comercializados nos doze meses de 2025.
“Mas isso dependerá muito do comportamento da economia e do crédito na praça. Estamos acompanhando esses fatores com muita atenção”, pondera.
LEIA MAIS
→ Ritmo de crescimento desacelera no mercado de veículos leves
O Volkswagen Gol foi o carro de passeio mais vendido em julho, com 76,5 mil unidades entregues, quase o dobro do segundo lugar Chevrolet Onix (42 mil) e do Hyundai HB20 (40,5 mil).
Dentre os comerciais leves, não há novidade: a Fiat Strada, líder de vendas entre os modelos novos, também seguiu à frente com folga nos negócios de usados, com 41,9 mil unidades ante 24,9 mil da segunda colocada Volkswagen Saveiro (24,9 mil) e o dobro da Toyota Hilux, que teve 20,7 mil unidades vendidas.
Líder histórica do mercado brasileiro, a Honga CG150 acumulou 87, 7 mil unidades, duas vezes mais do que outro modelo da Honda, a Biz, que somou 40,2 mil transações.
Foto: Divulgação
Montadora promove outras três alterações em sua estrutura diretiva
Apesar de preverem mercado estável, executivos confirmam lançamentos com novas tecnologias
Foram mais de 6,6 milhões de transações entre automóveis, comerciais leves e pesados e motos
Único segmento com queda na venda de novas cotas foi o de pesados, justamente o…
Multas ainda são volumosas pela falta de uso; Ford, Renault e VW sinalizam os lançamentos…
Pela primeira vez, nos 88 anos de sua história, fabricante fecha uma unidade fabril na…