Pesquisa nacional da consultoria Route Automotive mostra que quase metade dos consultados "nunca ouviu falar" da modalidade

Serviços de assinatura de veículos já têm quase uma década no Brasil. Ainda assim, seu crescimento, apontam consumidores ouvidos pela Route Automotive, consultoria especializada no mercado automotivo, segue esbarrando, sobretudo, em falta de conhecimento e relação custo-benefício ainda pouco atraente na percepção dos consultados, dentre outros fatores.
Esse é o cenário que emerge da segunda edição da pesquisa “Carro por Assinatura”, que acaba de ser consolidada pela Route e cujo resultado o AutoIndústria teve acesso exclusivo. É basicamente o mesmo quadro identificado na primeira edição do estudo, realizado há dois anos, o que sinaliza que as empresas do setor devem investir muito mais na comunicação.
A Route ouviu em junho, via online, 300 consumidores de todo o País que adquiriram hatches, sedãs, SUVs e picapes zero quilômetro entre 3 e 5 anos atrás e que, portanto, estão na iminência de comprar outro veículo.
Dos consultados — 75% deles com nível superior e pós-graduados e metade com idades entre 36 e 55 anos — nada menos do que 23,1% afirmaram desconhecer completamente a modalidade, 32,1% disseram conhecer bem o serviço e 44,8%, que “ouviram falar”.
“É preciso comunicar. O cliente tem que conhecer o produto para consumir. O público confunde o tradicional serviço de locação pelo serviço de assinatura mensal”, enfatiza Wladimir Molinari, sócio-diretor da Route Automotive, empresa do grupo HSR.
A pesquisa mostrou que 75,7% nunca utilizaram serviços de assinatura, contra somente 4,3% que já fizeram uso da modalidade. Os 20% restantes afirmaram que já fizeram a assinatura. A consultoria explica a aparente contradição ao interpretar que, nesse caso, “prevalece a confusão entre serviço de locação de curto prazo e de assinatura”.
Diante da pergunta se pretendem contratar o serviço no futuro, quase a metade dos entrevistados, 46,6%, refutaram essa possibilidade, enquanto 31% asseguraram que, sim, devem fazer uso de assinatura. Outros 20,1% não souberam dizer, o que, no entender Molinari, abre espaço para trabalho de convencimento que poderá ampliar sobremaneira o potencial de clientes do serviço.
Entre os 46,6% que descartaram a assinatura como meio para ter um veículo novo na garagem, 37% apontaram o custo-benefício como o fator mais desfavorável. O desconhecimento da ferramenta foi indicado por 11% e somente 6% disseram que preferem mesmo comprar o veículo.
Em contrapartida, em respostas abertas e espontâneas, 31,5% apontaram a redução no custo de propriedade como o primeiro entre os dez aspectos favoráveis dos programas de assinatura. Logo em seguida, citada por 21,9%, está a praticidade de ter “tudo incluído na mensalidade” — entenda-se aí manutenção, documentação e seguro, dentre outros valores e benefícios.
LEIA MAIS
→ Os veículos que mais dependem das vendas diretas
→ Compras das locadoras de veículos cresceram 9,9% em 2024
Os entrevistados também elencaram “veículo novo” (10,4%), “liberdade e facilidade de troca”(7,7%) e a “desburocratização”(5,4%) entre os principais fatores para a adoção do serviço. São motivos que estão em linha com as principais vantagens apontadas pelas empresas, analisa a Route, que captou os mesmos dez primeiros fatores no levantamento de 2023.
A pesquisa identificou que a modalidade, pela percepção dos ouvidos, é ainda território quase que exclusivo das grandes e tradicionais locadoras de veículos. São as mais mencionadas, enquanto os braços criados pelas próprias montadoras são lembrados por muito poucos entrevistados.
A visibilidade das empresas pertencentes à Volkswagen (Sign & Drive), Toyota (Kinto one), Fiat (Flua!), Renault On Demand, Nissan move, dentre outras, é restrita, já que têm como canal de oferecimento e venda quase que unicamente as redes de concessionárias das respectivas marcas.
A Localiza é a primeira empresa de assinatura que vem à memória dos ouvintes, com 42,2% das citações. Molinari, entretanto, acredita que, em boa medida, esse úlbico segue confundindo a locadora com a Localiza Meoo, essa sim empresa de assinaturas do grupo, já que a segunda resposta mais citada, com 33,5%, é “Não sabe/não lembra”, 33,5%.
Das ligadas às marcas de veículos, a Volkswagen Sign and Drive aparece à frente, mas muito atrás, com somente 2,6% das citações, seguida da Renault On Demand, 1,7%.
A Localiza Meoo foi utilizada por 28,3% dos consultados que já desfrutaram de assinatura mensal, seguida pela Porto Seguro Carro Fácil, 13%, e Movida, 10,9%. A Volkswagen Sign and Drive respondeu por 4,3% dos contratos e a Renault On Demand, por 2,2%.
Foto: Divulgação
Montadora promove outras três alterações em sua estrutura diretiva
Apesar de preverem mercado estável, executivos confirmam lançamentos com novas tecnologias
Foram mais de 6,6 milhões de transações entre automóveis, comerciais leves e pesados e motos
Único segmento com queda na venda de novas cotas foi o de pesados, justamente o…
Multas ainda são volumosas pela falta de uso; Ford, Renault e VW sinalizam os lançamentos…
Pela primeira vez, nos 88 anos de sua história, fabricante fecha uma unidade fabril na…