É o maior volume do ano, com alta de 15% sobre junho mas queda de 3,6% sobre o mesmo mês de 2024

Apesar de ser o maior volume do ano, com alta de 15% sobre junho, a produção de 238,8 mil veículos em julho, entre leves e pesados, representou queda de 3,6% sobre o mesmo mês de 2024.
Ao divulgar os números do setor, o presidente executivo da Anfavea, Igor Calvet, lembrou que julho teve três dias úteis a menos, o que favoreceu o balanço do mês. E deixou claro que a elevada alta na demanda por carros importados, em especial os chineses, impedem um desempenho melhor na área fabril.
No acumulado do ano a alta na produção é de 6,1%, com 1.469.326 unidades fabricadas no País de janeiro a julho ante total de 1.384.602 do mesmo período de 2024.
LEIA MAIS
→Anfavea revisa projeção das vendas externas e internas
As exportações têm sido decisivas para manter a produção em alta. Em julho até houve queda de 5,8% com relação a julho, com 47,9 mil e 50,8 mil unidades, respectivamente, mas no ano a alta é de expressivos 52,7%, com mais de 312 mil embarques este ano.
Um dado comemorado por Calvet foi a recuperação de 400 postos de trabalho em julho, após dois meses de queda no número de empregos, que agora está em 109,1 mil.
Ele voltou a comentar sobre o elevado aumento das importações, da ordem de 14,5% até julho, com 273,6 mil licenciamentos no ano, que tem tirado espaço dos carros produzidos no País.
“Só melhorias nas condições de crédito e a substituição de importações por produtos locais podem levar a um aquecimento mais acelerado do mercado interno e, por tabela, da produção”, comentou o executivo, lembrando que as taxas de juros atuais são as mais altas desde 2009.
Projeção indica aportes de US$ 7,4 bilhões até 2030 para instalar capacidade de montar mais…
Objetivo da Stellantis é promover a globalização da marca também em design e engenharia
Enxurrada de lançamentos pulveriza vendas de SUVs médios
Guilherme Lastro revela união das atividades do Brasil e Argentina com o México
Executivo é agora responsável pela recém-criada vice‑presidência de Crescimento do Negócio na América do Sul.
Parceria com Loga avalia modelo Constellation em operação de coleta de resíduos