Foram emplacados no período 103 mil unidades, 10 mil a mais do que em julho

Selo ESG Renault para a Renault Barigui Parque. Curitiba, 27/09/2024. Foto: Rodolfo Buhrer / La Imagem / Renault
A primeira quinzena de agosto trouxe boas novidades para a indústria automotiva. Os licenciamentos no período superaram em 9,8% o resultado dos primeiros quinze dias de julho: 103.116 unidades ante 93.913, quase 10 mil veículos a mais.
A comparação com igual intevalo de agosto de 2024, quando foram emplacados 100.761 automóveis e comerciais leves, indica evolução sensivelmente menor, de 2,3%. Foram 11 dias úteis para licenciamentos, número igual a dos períodos de comparação.
O crescimento nos dois casos, analisa Bright Consulting, reforça a tendência de recuperação observada desde o final de julho, quando começou a vigorar o Decreto 12.549, que instituiu IPI zero para alguns modelos que se enquadraram nas exigências do programa federal Carro Sunstentável.
Dentre os carros beneficiados pelo programa, o Volkswagen Polo Track superou 4,2 mil unidades vendidas, o Fiat Argo Drive 1.0, pouco mais de 3,7 mil, e o Hyundai HB20 Comfort, quase 2,2 mil. Fiat Mobi e Polo Sense somaram, 1,9 mil e 1,4 mil emplacamentos, respectivamente.
As compras realizadas pelos clientes finais, aquelas em negociações no showroom, atingiram 56.774 unidades, 4,4% acima do verificado em julho e 2% a mais que em igual período do ano passado. A participação das vendas diretas, entretanto, chegaram a 45%, ante 42% na primeira quinzena de julho.
Números preliminares informados pela consultoria mostram a Fiat na liderança, com 21,5% de participação, seguida da Volkswagen (18,4%). Chama a atenção, contudo, o terceiro lugar da Hyundai, cuja fatia chegou a 9,7%, 2 pontos porcnetuais a mais.
A marca coreana ficou à frente da Genera Motors, que perdeu 1,2 ponto porcentual e ainda assim superou a Toyota, 7,8%.
Os negócios com veículos eletrificados seguiram em forte expansão e esbarraram em 11,3 mil licenciamentos, alta de 15,2% sobre julho e de 73,6% frente ao mesmo período de 2024.
LEIA MAIS
→ Mercado de usados ultrapassa 10 milhões de unidades em sete meses
A participação dessas tecnologias no mercado geral chegou a 10,9%, com os modelos puramente elétricos respondendo por mais de 3,8 mil emplacamentos, à frente dos híbridos plug-in (2,9 mil), hídridos leves (2,5 mil) e híbridos fechados (2 mil).
As marcas chinesas mantiveram o ritmo de crescimento, atingindo 9,1% de participação, contra 8,7% em julho.
Foto: Divulgação
Montadora promove outras três alterações em sua estrutura diretiva
Apesar de preverem mercado estável, executivos confirmam lançamentos com novas tecnologias
Foram mais de 6,6 milhões de transações entre automóveis, comerciais leves e pesados e motos
Único segmento com queda na venda de novas cotas foi o de pesados, justamente o…
Multas ainda são volumosas pela falta de uso; Ford, Renault e VW sinalizam os lançamentos…
Pela primeira vez, nos 88 anos de sua história, fabricante fecha uma unidade fabril na…