Tecnologia

Híbrido da Donfeng roda 2.245 km sem reabastecer

SUV plug-in começa a ser vendido na China e seguirá para América do Sul.

Os últimos meses foram pródigos de notícias sobre recordes de autonomia de veículos híbridos produzidos na China. Marcas acima de 1 mil quilômetros passaram a ser quase corriqueiras, pelo menos nas informações fornecidas pelos próprios fabricantes.

Esta mês, contudo, a Dongfeng estabeleceu um novo patamar nessa corrida cuja linha de chegada pode não estar tão longe mais. Estatal e uma das maiores montadoras chinesas, a empresa começou a oferecer em regime de pré-venda o Aeolus L8, um utilitário esportivo com perfil familiar.

Mais do que luxo e conforto disponíveis, a empresa vem enfatizando mesmo é a capacidade do modelo híbrido plug-in rodar 2.245 quilômetros com um tanque de combustível em uso regular, ou seja, em condições reais de circulação — média de 2,4 litros por 100 km rodados.

A autonomia foi certificada pelo Centro de Pesquisa e Tecnologia Automotiva da China, organismo de pesquisa da indústria automobilística local, que indicou que mais de 10% do trajeto, 248 km, foram percorridos no modo totalmente elétrico.

Oficialmente, porém, a Donfeng afirma que o SUV pode alcançar 125 km e 185 km exclusivamente no modo elétrico, a depender da versão. O modelo é movido por um motor elétrico, que conta com energia fornecida por bateria de fosfato de ferro-lítio de 30,3 kWh, além de outro a combustão interna de 1.5 litro turbo.

LEIA MAIS

→ Nissan considera compartilhar fábricas com a Dongfeng

Batizado de Dongfeng Mach Electric Hybrid, o conjunto motriz desenvolve potência total de 265 kW, ou 355 cv, e equipará também as unidades que serão exportadas para países do Oriente Médio e da América do Sul.

Com 4,76 metros de comprimento e entre-eixos de 2,8 metros, a Donfeng promete fazer do Aeolus L8 referência entre os SUVs em segurança e conforto.

Para isso, dota as versões topo com 28 sistemas de auxílio à direção e recursos como painel de instrumentos LCD de 12,3 polegadas e central multimidia de 14,6 polegadas com inteligência artificial.

Os assentos têm 24 modos de massagem, ventilação e aquecimento. Para os ocupantes do banco traseiro, um tela de 15,6 polegadas instalada no teto e dedicada ao entretenimento. Há ainda um refrigerador de 4,5 litros, dentre outras conveniências.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Importação de carros chineses cresce 61% e a de argentinos cai 30%

Presidente da Anfavea destaca movimento inverso e chama a atenção para estoque de 172 dias…

% dias atrás

Exportações de veículos começam 2026 com o pé no freio

Principal mercado dos produtos brasileiros, Argentina reduziu compras

% dias atrás

Eletrificados têm fatia recorde, mas com maior presença dos nacionais

Participação chegou a 16,8% em janeiro, com 35% das vendas concentradas em híbridos brasileiros

% dias atrás

Produção de caminhões recua 15% em janeiro a espera do impulso do Move Brasil

Programa promete aquecer o ritmo ao registrar R$ 1,3 bilhão em crédito aprovado em apenas…

% dias atrás

Montadoras desaceleram produção neste início de ano

Apesar da inclusão de unidades CKD/SKD, o total de 159,6 mil veículos fabricados é 12%…

% dias atrás

Produção de chassi de ônibus inicia ano em ritmo estável

Segmento aguarda nova licitação para o Caminho da Escola

% dias atrás