SUV plug-in começa a ser vendido na China e seguirá para América do Sul.

Os últimos meses foram pródigos de notícias sobre recordes de autonomia de veículos híbridos produzidos na China. Marcas acima de 1 mil quilômetros passaram a ser quase corriqueiras, pelo menos nas informações fornecidas pelos próprios fabricantes.
Esta mês, contudo, a Dongfeng estabeleceu um novo patamar nessa corrida cuja linha de chegada pode não estar tão longe mais. Estatal e uma das maiores montadoras chinesas, a empresa começou a oferecer em regime de pré-venda o Aeolus L8, um utilitário esportivo com perfil familiar.
Mais do que luxo e conforto disponíveis, a empresa vem enfatizando mesmo é a capacidade do modelo híbrido plug-in rodar 2.245 quilômetros com um tanque de combustível em uso regular, ou seja, em condições reais de circulação — média de 2,4 litros por 100 km rodados.
A autonomia foi certificada pelo Centro de Pesquisa e Tecnologia Automotiva da China, organismo de pesquisa da indústria automobilística local, que indicou que mais de 10% do trajeto, 248 km, foram percorridos no modo totalmente elétrico.
Oficialmente, porém, a Donfeng afirma que o SUV pode alcançar 125 km e 185 km exclusivamente no modo elétrico, a depender da versão. O modelo é movido por um motor elétrico, que conta com energia fornecida por bateria de fosfato de ferro-lítio de 30,3 kWh, além de outro a combustão interna de 1.5 litro turbo.
LEIA MAIS
→ Nissan considera compartilhar fábricas com a Dongfeng
Batizado de Dongfeng Mach Electric Hybrid, o conjunto motriz desenvolve potência total de 265 kW, ou 355 cv, e equipará também as unidades que serão exportadas para países do Oriente Médio e da América do Sul.
Com 4,76 metros de comprimento e entre-eixos de 2,8 metros, a Donfeng promete fazer do Aeolus L8 referência entre os SUVs em segurança e conforto.
Para isso, dota as versões topo com 28 sistemas de auxílio à direção e recursos como painel de instrumentos LCD de 12,3 polegadas e central multimidia de 14,6 polegadas com inteligência artificial.
Os assentos têm 24 modos de massagem, ventilação e aquecimento. Para os ocupantes do banco traseiro, um tela de 15,6 polegadas instalada no teto e dedicada ao entretenimento. Há ainda um refrigerador de 4,5 litros, dentre outras conveniências.
Foto: Divulgação
Montadora promove outras três alterações em sua estrutura diretiva
Apesar de preverem mercado estável, executivos confirmam lançamentos com novas tecnologias
Foram mais de 6,6 milhões de transações entre automóveis, comerciais leves e pesados e motos
Único segmento com queda na venda de novas cotas foi o de pesados, justamente o…
Multas ainda são volumosas pela falta de uso; Ford, Renault e VW sinalizam os lançamentos…
Pela primeira vez, nos 88 anos de sua história, fabricante fecha uma unidade fabril na…