SUV é o primeiro modelo da Neue Klasse, nova plataforma elétrica com recursos que serão adotados em 40 veículos até 2027

A edição 2025 do Salão de Munique, que será realizado de 9 a 14 de setembro, promete evidenciar o avanço das marcas elétricas chinesas no mercado europeu, mas terá contrapontos importantes por parte da indústria local.
Um dos maiores, com certeza, será o iX3, primeiro modelo de série montado sobre Neue Klasse, a nova plataforma elétrica BMW.
A própria montadora interpreta a Neue Klasse como uma “pulada”, uma nova etapa no seu processo de eletrificação e que começará, efetivamente, a partir do fim deste ano, quando o SUV sairpa da fábrica de Debrecen, Hungria, para chegar às concessionárias europeias já no começo de 2026.
Mais do que o desenho instigante e que inaugura nova linguagem estética da marca alemã antecipada em parte no carro-conceito Vision Neue Klasse X, o iX3 tem a tecnologia como seu maior atrativo, seja em itens de conforto, seja no conjunto propulsor.
Na cabine, o Panoramic iDrive é inegavelmente o maior chamariz. Trata-se de display que ocupa toda a extensão inferior do para-brisa e que integra informações, sons e imagens, além de tela central de 17,9” e também de head-up display 3D .
A arquitetura elétrica da Neue Klasse é de 800V. Em sua primeira versão — a marca já oficializou que serão lançadas outras —, a 50 xDrive, com tração integral, o SUV conta com motor elétrico que desenvolve até 469 cv e o leva da imobilidade aos 100 km/h em 4,9 segundos.
LEIA MAIS
→ BMW promete para 2028 produção em série de propulsão a hidrogênio
→ BMW Group à frente das marcas premium na América Latina
Ainda mais relevante: a autonomia é de até 805 km no ciclo WLTP. Com capacidade de carregamento rápido de até 400 kW, é possível passar de 10% a 80% da carga da bateria de células cilíndricas em 21 minutos.
Segundo a BMW, a tecnologia do iX3 colocará a mobilidade elétrica em outro patamar. O modelo é dotado, por exemplo, de quatro sistemas de processamento que a montadora prefere chamar de “supercérebros” e que respondem por diferentes operações e áreas do carro.
O principal, batizado de“Heart of Joy”, gerencia a dinâmica de condução ao comandar tração, frenagem e regeneração. Nas palavras da montadora, “possibilitará precisão de dirigibilidade incomparável”.
Todos os recursos e conceitos apresentados no IX3 e na Neue Klasse serão incorporados em cerca de 40 novos modelos e atualizações de produtos atuais que estarão nas ruas de vários mercados e regiões até 2027.
“A Neue Klasse é o nosso maior projeto voltado para o futuro e marca um enorme salto em termos de tecnologias, experiência de condução e design”, comemora Oliver Zipse, presidente do Conselho de Administração da montadora. “Não estamos apenas colocando nas ruas a próxima geração de um de nossos veículos, mas lançando uma nova era para a BMW.”
Foto: Divulgação
Critérios técnicos próprios organizam ranking em 14 categorias; desempenho do mercado em 2026 deve permanecer…
A alíquota de importação retoma os 35% vigentes para modelos a combustão em julho
Em pauta, o fim dos incentivos a veículos CKD/SKD e as modestas projeções do setor…
Em 2025, a fabricante registra o terceiro crescimento consecutivo
Aumento em 5 mil m² reflete inclusão de novos componentes na oferta
Anip está negociando com o governo medidas para por fim às importações com dumping