Pesquisa da NTC&Logística indica embarques antecipados ou cancelados pelos clientes, além de risco de recessão

A NTC&Logísfica divulgou nesta segunda-feira, 8, pesquisa sobre os efeitos no setor de transporte de cargas e logística do tarifaço imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump no último dia 8 de agosto. .
A sobretaxa de 50% sobre vários produtos brasileiros “já provoca efeitos significativos no setor, mostrando um cenário que merece atenção”, revela a entidade.
De acordo com levantamento realizado pelo seu Departamento de Custos Operacionais e Pesquisas Econômicas, 82% das empresas consultadas relataram redução na demanda por fretes relacionados às exportações.
Além disso, 65% informaram que embarques foram antecipados ou cancelados por seus clientes diante da insegurança quanto à efetivação das tarifas. No que tange aos valores praticados, o cenário está dividido: 41% não observaram alterações, enquanto 29% apontaram aumento e outros 29% indicaram redução nos preços dos fretes.
“Lembrando que o TRC é atividade meio, os dados apresentados pela pequisa mostram um cenário que merece atenção”, comenta o presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi, destacando que a entidade continuará acompanhando a situação de perto, colocando-se à disposição para apoiar as empresas com análises e orientações técnicas, sempre que necessário.
Lauro Valdivia, assessor técnico da associação e responsável pelo estudo, comenta que os impactos já vinham sendo percebidos antes mesmo da vigência do tarifaço:
“Nosso levantamento confirma que os efeitos da nova tarifa começaram a ser percebidos antes mesmo do dia 6 de agosto. Empresas precisaram adaptar suas operações, redirecionar rotas e renegociar contratos com base em um cenário instável. Essa fotografia é essencial para que o setor tome decisões com base em evidências”, avalia.
Segundo a NTC&Logística, o estudo também revela perspectivas pouco otimistas caso as tarifas se mantenham: “Entre as respostas mais frequentes estão insegurança econômica, risco de recessão, necessidade de ajustes operacionais, desemprego e busca por novos mercados fora dos Estados Unidos”, informaram os executivos.
Foto: Divulgação/NTC/Banco de Imagem Canvas
Montadora promove outras três alterações em sua estrutura diretiva
Apesar de preverem mercado estável, executivos confirmam lançamentos com novas tecnologias
Foram mais de 6,6 milhões de transações entre automóveis, comerciais leves e pesados e motos
Único segmento com queda na venda de novas cotas foi o de pesados, justamente o…
Multas ainda são volumosas pela falta de uso; Ford, Renault e VW sinalizam os lançamentos…
Pela primeira vez, nos 88 anos de sua história, fabricante fecha uma unidade fabril na…