Vendas da marca no maior segmento do mercado interno cresceram 33% até agosto

Para lá de esperado, o Toyota Yaris Cross tem seu lançamento confirmado para o fim de outubro. O SUV compacto será determinante para o crescimento da participação da marca no mercado total, mas ainda mais no segmento de utilitários esportivos, o maior do mercado interno, responsável por praticamente a metade dos licenciamentos de carros de passeio em 2025.
Como futura opção mais barata da linha de SUVs — hoje formada por Corolla Cross e os importados SW4 e Rav4 —, o novo veículo tem tudo para ser também o mais negociado da marca. E talvez com pouca canibalização do produto imediatamente acima, o Corolla Cross, modelo que liderou as vendas do segmento em agosto e briga pela segunda colocação no ano.
O Yaris Cross pode acelerar ainda mais a ascensão da Toyota no ranking das montadoras que mais vendem SUVs no Brasil e coloca-lá até na segunda posição em prazo nem tão longo, talvez até já em 2026.
De janeiro a agosto de 2025, a participação da marca japonesa no segmento chegou a 8,7% — com avanço de 33% dos licenciamentos, para 57,7 mil —, 1,4 ponto porcentual a mais do que em igual período do ano passado, o que a deixou bem próxima da terceira colocada, a Fiat, que sustenta fatia de 9,9%.
A líder é a Volkswagen, com 16,8%. Tem ampla vantagem sobre a Jeep, a mais tradicional marca do segmento — e que o liderou por anos — e que vem perdendo terreno. Se nos primeiros oito meses de 2024 deteve e 13,3% dos licenciamentos, no acumulado deste ano responde por somente 11,2%.
LEIA MAIS
→ Comexport começa a montar o Chevrolet Spark no Ceará até o fim do ano
→ Pela primeira vez, Brasil importa mais da China do que da Argentina
As vendas de SUVs cresceram 15,7% em 2025, para 665,2 mil unidades, enquanto as da Jeep encolheram perto de 3%. A Volkswagen, em compensação, cresceu 20%, desempenho acima da média e que reflete, em boa medida, a chegada do Tera.
O SUV compacto de entrada teve mais de 10,1 mil licenciamentos em apenas três meses, o mesmo número do irmão maior Nivus. Só no mês passado, foram 4,1 mil unidades, resultado que colocou o Tera como o décimo utilitário mais vendido no País.
Foto: Divulgação
Montadora promove outras três alterações em sua estrutura diretiva
Apesar de preverem mercado estável, executivos confirmam lançamentos com novas tecnologias
Foram mais de 6,6 milhões de transações entre automóveis, comerciais leves e pesados e motos
Único segmento com queda na venda de novas cotas foi o de pesados, justamente o…
Multas ainda são volumosas pela falta de uso; Ford, Renault e VW sinalizam os lançamentos…
Pela primeira vez, nos 88 anos de sua história, fabricante fecha uma unidade fabril na…