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Haval H9 reúne “on road” e “off road” ao conforto e tecnologia

Com motor diesel, SUV de sete lugares custa R$ 319 mil, preço agressivo para o segmento

De São Francisco de Paula, RS

Desde esta sexta-feira, 12, a rede de concessionárias da GWM em todo o Brasil vende o Haval H9. O utilitário esportivo de sete lugares tem preço sugerido de R$ 319 mil e até o dia 19 poderia ser adquirido por valor promocional R$ 10 mil menor.

Poderia! Porque já neste primeiro dia de vendas, assegura a GWM, foram vendidas as 600 unidades inicialmente previstas para serem negociadas em 30 dias. Ou seja, a partir deste sábado, 13, os compradores terão que desembolsar o preço cheio.

O H9 é o primeiro veículo de passeio da GWM oferecido no Brasil sem qualquer nível de eletrificação. Sob o capô, o SUV dispõe de motor turbodiesel de 2.4 litros, que desenvolve 184 cv e 480 Nm de torque. Com câmbio automático de 9 marchas, é rigorosamente o mesmo trem-de-força da recém-lançada picape Poer P30.

As semelhanças com a picape não param por aí. Ao contrário, utilitário esportivo e comercial leve têm muito mais em comum. Além de alguns conteúdos e tecnologias, ambos são montados sobre chassi, começaram a ser fabricados em Iracemápolis, SP, e têm 10 anos de garantia.

Outra: têm na robustez e profusão de recursos tecnológicos forte apelo para seduzir os amantes do off road e deixá-los em dúvida quando comparam aos principais concorrentes de seu segmento.

No caso do H9, a GWM mira, sobretudo, as versões topo de linha do Jeep Commander, a Overland 2.2, do Toyota SW4,  a Diamond 2.8, e do Mitsubishi Pajero Sport, a Legend 2.4. As três com sete lugares, motores a diesel e sistemas de tração 4×4.

Em termos de preço, o Commander Overland, que acaba de ser atualizado esteticamente e ganhou mais itens de conforto e auxílio à condução, é o que mais se aproxima do H9: está na faixa dos R$ 310 mil.

A versão superior do SW4 já transita no patamar de R$ 470 mil, enquanto o Pajero Sport Legend custa aproximadamente R$ 427 mil. Mesmo a opção mais barata do SW4 de sete lugares, a PLatinum, custa R$ 419 mil, e do Pajero,  a HPE, a partir de R$ 356 mil. Ou seja, estão em degrau muito acima tanto do H9 quanto do Commander.

Portanto, fôlego comercial para incomodar os concorrentes o Haval H9 tem de sobra. Reforçado ainda mais pelo ótimo espaço interno — tem o maior entre-eixos do segmento, 2,85 m — e farta oferta de itens de conforto, segurança e de auxílio à condução.

O SUV dispõe, por exemplo, de tração integral 4×4, bloqueio de diferenciais dianteiro e traseiro, caixa de redução e sete modos de condução para percursos em asfalto ou até em trilhas severas. Por conta disso, a parte inferior do chassi e o motor são recobertos por placas de proteção metálicas.

São seis airbags e sistemas de controle de cruzeiro adaptativo, alerta de ponto cego, assistente de permanência em faixa, frenagem autônoma de emergência e monitoramento de tráfego cruzado traseiro.

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No interior, com genero espaço para os ocupantes — até mesmo os da última fileira — favorecido por teto solar panorâmico, destaque para bancos dianteiros com oito modos de massagem, aquecimento, ventilação e ajustes elétricos e memória de posição. A segunda fileira dispõe de ventilação e tomadas exclusivas, enquanto a terceira fileira conta com saídas de ar no teto.

Como de hábito, a GWM se destaca nas telas. O quadro de instrumentos tem 10,25 polegadas e o multimídia é o maior entre os concorrentes, com 14,6 polegadas.

Chamam a atenção ainda revestimentos macios no painel e portas, além do console central que abriga várias funcionais, a maior ligada à transmissão, e carregador de celular por indução de 50W.

Por fora, além do desenho que prioriza a imagem de veículo robusto, portanto um tanto conservador, a GWM dotou o H9 de faróis matriciais Full LED, rodas de 19 polegadas, rack de teto e, muito prático e exclusivo, estribo retrátil automático.

Em avaliação, o AutoIndústria confirmou outro fator importante para um veículo que, apesar de bastante apto ao off-road, se propõe também como alternativa de luxo e conforto para o trânsito urbano e especialmente em rodovias: o conjunto de suspensão do H9 foi muito bem dimensionado para todos os pisos.

  • Texto atualizado às 19h08

Foto: Divulgação

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George Guimarães

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