Indústria

Doze autopeças brasileiras participam de missão à África do Sul

Serão mais de 40 econtros com distribuidores das áreas de linhas leve, pesada e de máquinas agrícolas daquele país.

Em ano de tarifaço dos Estados Unidos, imposto pelo presidente Donald Trump, a busca de outros mercados ganha destaque em vários setores da economia brasileiro.

No caso das autopeças, as já existentes ações em busca de diversificação se tornam ainda mais vitais para as empresas aqui instaladas, principalmente as de capital nacional que são as mais afetadas pelas sobretaxas de 25% para peças de veículos leves e de 50% para os componentes de pesados, vigentes, respectivamente, desde maio e agosto.

No contexto do projeto Brasil Auto Parts (BAP), parceria entre o Sindipeças e a Apex Brasil, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, começa nesta segunda-feira,15, missão comercial à África do Sul, que se estente até sexta-feira, 19.

Serão promovidos encontros comerciais individuais entre 12 fabricantes brasileiros e mais de 40 distribuidores de autopeças e acessórios para as linhas leve, pesada e de máquinas agrícolas daquele país.

A primeira atividade dos cinco dias da missão é um seminário organizado pelo Sindipeças para apresentar a visão de especialistas locais sobre ambiente econômico, setores estratégicos e perspectivas de negócios.

Haverá também visitas técnicas a parques industriais, centros de distribuição e outras instituições da região.

As exportações brasileiras de autopeças para a África do Sul  atingiram US$ 58,3 milhões no ano passado e, segundo o Sindipeças, há relevante potencial de crescimento nas vendas de componentes brasileiros para lá.

Os fabricantes que participarão da referida missão são:

e Comércio

Estão no programa as palestras:
* Panorama da Indústria de Componentes Automotivos na África do Sul, por Nduduzo Chala, diretor de Operações, Associação Nacional de Fabricantes de Componentes Automotivos e Afins
* Setor Varejista e Canais de Distribuição de Autopeças na África do Sul, por Johann van der Merwe, presidente nacional daAssociação Sul-Africana de Pneus, Equipamentos e Peças
* Visão Geral do Mercado Sul-Africano e Como Fazer Negócios no País, por Ricardo Bernhard, chefe do setor econômico da Embaixada do Brasil na África do Sul
* Comércio de Componentes Automotivos e Barreiras de Entrada na África do Sul, por Liz Whitehouse, diretora-geral da Africa House

Ações do BAP em 2025 e 2026:
Ainda neste ano haverá rodada de negócios em São Paulo (SP) no próximo mês e três eventos em janeiro: AAPEX Las Vegas, Estados Unidos, Agritechnica Hannover, Alemanha, e Expotransporte Guadalajara, México.

As atividades programadas para o ano que vem são: Automechanika Buenos Aires, Argentina, em abril: West Africao Automotive Show, Nigéria, em maio, Feria Autopartes Medellin, Colômbiae,  junho, Automechanika Frankfurt, Alemanha, em setembro, e Rodada de Negócios em São Paulo (SP), no mês seguinte.


Foto: Divulgação/Automec

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Nova identidade visual da Kia expressa evolução da marca

Conceito de Opostos Unidos leva para as concessionárias experiência de veículos inovadores e de compra…

% dias atrás

Sindipeças reforça pleito pelo fim do incentivo a importados eletrificados SKD e CKD

Entidade alerta que prorrogação acentuaria o problema de competividade e ameaçaria empregos no setor de…

% dias atrás

Stellantis abre inscrições para o Programa Estelar Jovem Aprendiz 2026

Empresa oferece 258 vagas distribuídas em unidades de Pernambuco, Minas Gerais e Rio de Janeiro

% dias atrás

Poucas alterações entre líderes de mercado ao longo de 2025

Critérios técnicos próprios organizam ranking em 14 categorias; desempenho do mercado em 2026 deve permanecer…

% dias atrás

Preço dos carros eletrificados importados pode subir até 8%

A alíquota de importação retoma os 35% vigentes para modelos a combustão em julho

% dias atrás

Anfavea tem reunião com Alckmin nesta quarta-feira

Em pauta, o fim dos incentivos a veículos CKD/SKD e as modestas projeções do setor…

% dias atrás