Alegando baixa demanda e cenário adverso, empresa pretende cortar mais 1,9 mil funcionários em Colônia até 2027

License expires -------------------------- IN PERPETUITY License region -------------------------- GLOBAL License scope -------------------------- A - Earned editorial, press releases, press kits B - All non-broadcast digital and online media C - All non-broadcast digital and online media, plus Retail and POS (showrooms, events etc) D - All print media (newspaper, magazine etc) Copyright and image rights -------------------------- This content is solely for editorial use and for providing individual users with information. Any storage in databases, or any distribution to third parties within the scope of commercial use, or for commercial use is permitted with written consent from Ford of Britain C&PA only.
A Ford vai cumprindo rigorosamente seu plano de redução do quadro de funcionários na Europa divulgado no fim do ano passado e que prevê a eliminação de 4 mil postos de trabalho em três anos.
Nesta terça-feira, 16, a montadora estadunidense admitiu a dispensa de até 1 mil empregados ainda este ano na fábrica de Colônia, Alemanha. A unidade é a base produtiva da linha de veículos elétricos da marca. De lá saem o utilitário esportivo Explorer e também o SUV compacto Capri.
O corte em uma planta dedicada exclusivamente a veículos elétricos é a resposta à baixa demanda por produtos com essa tecnologia, assegurou a montadora, que reduzirá de dois para apenas um turno de trabalho a operação em Colônia no início do ano que vem.
LEIA MAIS
→ Ford reduzirá custo e tempo de produção com nova plataforma e “árvore de montagem”
→ Ford investe US$ 40 milhões adicionais para aumentar oferta da Ranger
As demissões na unidade, contudo, não devem parar por aí. Em novembro de 2024, a Ford já alertara que eliminaria 2,9 mil dos 11,5 mil postos de trabalho em Colônia até 2027, incluindo também pessoal administrativo e de desenvolvimento.
Naquele momento, a montadora informou que os cortes de 4 mil postos corresponderiam a 14% da força de trabalho na Europa e que, além da Alemanha, afetariam oitocentos trabalhadores no Reino Unido e 300 em outros países do continente.
A direção da empresa entende que a indústria automobilística europeia enfrenta cenário adverso em competitividade, com baixa procura dos consumidores por automóveis elétricos, regulamentações de emissões rigorosas, e que é “fundamental tomar medidas difíceis, mas decisivas, para garantir a competitividade futura da Ford na Europa”.
Foto: Divulgação
Montadora promove outras três alterações em sua estrutura diretiva
Apesar de preverem mercado estável, executivos confirmam lançamentos com novas tecnologias
Foram mais de 6,6 milhões de transações entre automóveis, comerciais leves e pesados e motos
Único segmento com queda na venda de novas cotas foi o de pesados, justamente o…
Multas ainda são volumosas pela falta de uso; Ford, Renault e VW sinalizam os lançamentos…
Pela primeira vez, nos 88 anos de sua história, fabricante fecha uma unidade fabril na…