Produto

Discreto, Argo caminha para novo recorde de vendas

Hatch é o segundo carro de passeio mais vendido no ano. Desde seu lançamento, já teve mais de 600 mil licenciamentos.

Mais do que confirmar a informação antecipada no ano passado pelo CEO mundial , Oliver François, o comunicado, emitido esta semana, de que a Fiat promoverá a renovação completa de sua linha no Brasil até 2030 serviu, de imediato,para lançar luz sobre o futuro próximo de um carro que, pode-se dizer, tem sido uma eminência parda da marca.

Pouco se fala do Argo, que já cumpriu oito anos nas concessionárias sem mudanças brutais, mas, apesar disso, segue com vendas que fariam a concorrência soltar fogos. O hatch é o atual segundo carro de passeio mais vendido no País  — e terceiro veículo, caso considerada a irmã de marca Strada —, com mais de 64,5 mil licenciamentos de janeiro a agosto.

Desde que entregou o primeiro lote às concessionárias, no primeiro trimestre de 2017, a Fiat contabiliza mais de 600 mil unidades negociadas do Argo.  Mais precisamente: 606,9 mil até agosto último.

Assim como este ano, o modelo foi o segundo carro mais vendido em 2021 e por bem pouco — 84,6 mil frente a 86,4 mil unidades do Hyundai HB20 —  não terminou como líder.

No ano passado, o Argo apareceu como somente o quarto carro de passeio mais negociado no mercado interno, mas superou 91,1 mil emplacamentos e estabeleceu seu recorde histórico. Muito provável, marco que será quebrado este ano.

Basta manter no último quadrimestre a média mensal de 8 mil unidades vendidas que obteve de janeiro a agosto.

Ultrapassar o patamar de 100 mil unidades pela primeira vez não está descartado, portanto. Em agosto, o Argo somou 10,1 mil emplacamentos, mesmo patamar de julho e bem acima da média mensal do primeiro semestre.

A maior parte das vendas do Argo é feita diretamente entre montadora e cliente final. Essa modalidade respondeu por 46,9 mil unidades nos primeiros oito meses, 73% do total negociado. Índice maior na linha Fiat só mesmo o do Mobi, que deve 99% de seus 48,4 mil licenciamentos às vendas diretas.

Futuro hatch de entrada: jeito de Uno para substituir Argo e até o Mobi.

A anunciada chegada de um hatch totalmente novo antes do encerramento do ano que vem, inclusive sobre nova plataforma, pode colocar fim a essa trajetória vitoriosa do Argo. E não só dele: é quase certo que o futuro modelo, variação do Grande Panda já lançado na Europa, será fabricado em Betim, MG, também para substituir o Mobi.

Ou seja, será a opção de entrada da marca efetivamente a partir de 2027. Com qual nome? Eis ainda um segredo mantido pela Fiat.

Fala-se até mesmo na manutenção do nome Argo ou, como sugere até mais o desenho e formas do futuro modelo, no resgate do histórico, vitorioso e consagradíssimo “Uno”. A ver.

LEIA MAIS

→ Fiat dá o pontapé inicial das comemorações de 50 anos

→ A Fiat Toro tem espaço em mercados da Europa?


Foto: Divulgação

 

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães
Tags: ArgoFiatMobi

Notícias recentes

Toyota nomeia Maurilio Pacheco para diretor comercial

Montadora promove outras três alterações em sua estrutura diretiva

% dias atrás

2026: ano de eleições, da Copa…. e dos híbridos nacionais, com etanol.

Apesar de preverem mercado estável, executivos confirmam lançamentos com novas tecnologias

% dias atrás

Número de veículos financiados é o maior em 11 anos

Foram mais de 6,6 milhões de transações entre automóveis, comerciais leves e pesados e motos

% dias atrás

Consórcio de veículos movimenta R$ 200 bilhões no ano

Único segmento com queda na venda de novas cotas foi o de pesados, justamente o…

% dias atrás

Cintos de segurança: primordiais para evitar mortes em estradas

Multas ainda são volumosas pela falta de uso; Ford, Renault e VW sinalizam os lançamentos…

% dias atrás

Volkswagen encerra a produção da fábrica de Dresden

Pela primeira vez, nos 88 anos de sua história, fabricante fecha uma unidade fabril na…

% dias atrás