Indústria

Anfavea mantém otimismo quanto ao teto de 5% do imposto seletivo

Apesar de não ter tido quórum, pleito da entidade teve apoio da maioria dos senadores

Apesar de o teto de 5% para o Imposto Seletivo dos veículos não ter sido aprovado na segunda etapa da reforma tributária, a Anfavea – autora do pleito – se mantém otimista com o desenrolar dos debates no Congresso Nacional.

O tema foi tratado na terça-feira, 30, no Senado Federal, e a reivindicação da entidade das montadoras foi o único destaque apreciado pelo plenário da casa.

LEIA MAIS

Imposto Seletivo: Anfavea defende teto de 5% para carros.

O teto de 5% recebeu 33 votos favoráveis de senadores e 27 contrários, mas para a aprovação era necessário um quórum de 41 votos.

A Anfavea considera positivo o fato de a tese do teto para o imposto dos veículos ter sido apoiada pela maioria.

O próximo passo agora, informa uma fonte do setor, é debater com o governo federal para mostrar que a trava de 5% tem apoio no Senado e deve ser levada em conta ao final do processo.

Com a aprovação no Senado na noite de terça-feira, o Projeto de Lei Complementar 108/2024 retorna à Câmara dos Deputados para nova análise.

A expectativa é a de que o governo encaminhe, ainda neste mês de outubro, o seu projeto de lei ordinária, e a partir dele se iniciem as discussões no Congresso. Neste período todo a Anfavea manterá suas conversas com congressistas, visando conquistar o pleiteado teto de 5%.


Foto: Divulgação/Agência Senado

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Toyota nomeia Maurilio Pacheco para diretor comercial

Montadora promove outras três alterações em sua estrutura diretiva

% dias atrás

2026: ano de eleições, da Copa…. e dos híbridos nacionais, com etanol.

Apesar de preverem mercado estável, executivos confirmam lançamentos com novas tecnologias

% dias atrás

Número de veículos financiados é o maior em 11 anos

Foram mais de 6,6 milhões de transações entre automóveis, comerciais leves e pesados e motos

% dias atrás

Consórcio de veículos movimenta R$ 200 bilhões no ano

Único segmento com queda na venda de novas cotas foi o de pesados, justamente o…

% dias atrás

Cintos de segurança: primordiais para evitar mortes em estradas

Multas ainda são volumosas pela falta de uso; Ford, Renault e VW sinalizam os lançamentos…

% dias atrás

Volkswagen encerra a produção da fábrica de Dresden

Pela primeira vez, nos 88 anos de sua história, fabricante fecha uma unidade fabril na…

% dias atrás