Mercado

Ao contrário dos carros, projeção das motos é revista para cima

Fenabrave revela que juros têm peso menor no segmento, que concentra 32% dos negócios no consórcio e 36% nas compras à vista

Em sua última atualização das projeções para o ano, a Fenabrave aumentou o índice de crescimento programado para o mercado de motocicletas de 10% para 15%. Estima-se agora recorde de 2.157.288 emplacamentos, 94 mil a mais do que a meta anterior de 2.063.493.

Segundo a entidade, o segmento tem maior participação do consórcio e, por isso, sofre menos com os juros altos, o que não acontece no caso dos automóveis e comerciais leves, que tiveram meta de expansão reduzida de 5% para 3%.

LEIA MAIS

Fenabrave revê para baixo projeção da venda de veículos leves

As motocicletas seguem com o melhor desempenho de todo o setor no ano até o momento. “O segmento segue como destaque do setor, sustentado por oferecer um tipo de mobilidade individual, com custo de propriedade competitivo, e boa demanda de serviços de entrega em todo o Brasil”, avalia o presidente da Fenabrave, Arcelio Júnior.

No segmento das motos, o consórcio representa 32% das vendas, mesmo índice dos negócios via CDC. As compras à vista são maioria, com fatia de 36%. No mercado de veículos leves, esses índices são de, respectivamente, 5%, 43% e 52%.

As vendas em setembro totalizaram 205,5 mil unidades, alta de 11% sobre agosto e de 31,5% em relação ao mesmo mês de 2024. No acumulado do ano foram 1,61 milhão de emplacamentos, expansão de 14,4% sobre total de 1,41 milhão de unidades comercializadas nos primeiros nove meses do ano passado.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

CD da GWM já abriga 800 mil componentes e peças de reposição

Número crescerá em 2026 para acompanhar a prevista ampliação da linha de veículos

% dias atrás

Mercado de automóveis na Europa chega estável no 1º bimestre

Vendas de elétricos e híbridos alcançam participação perto de 70% no período

% dias atrás

CNH premia os melhores fornecedores com o Suppliers Excellence Awards 2026

Aptiv foi a maior vencedora ao ser reconhecida em duas categorias e como Fornecedor do…

% dias atrás

China concentra um terço dos investimentos de montadoras no País

Projeção indica aportes de US$ 7,4 bilhões até 2030 para instalar capacidade de montar mais…

% dias atrás

Na Alemanha, o primeiro centro de inovação da Leapmotor fora da China

Objetivo da Stellantis é promover a globalização da marca também em design e engenharia

% dias atrás

Consumidores ainda precisam “descobrir” o Renault Boreal

Enxurrada de lançamentos pulveriza vendas de SUVs médios

% dias atrás