Motivo são os juros altos. Arcelio Jr. diz que problemas da Toyota não devem afetar mercado como um todo.

Após ter revisado para baixo a projeção de vendas de caminhões neste ano, agora foi a vez de a Fenabrave reduzir o índice de expansão projetado para o mercado de automóveis e comerciais leves.
Arcelio Junior, presidente da entidade, disse que a revisão reflete a desaceleração das vendas em função das taxas elevadas de juro. A nova meta não leva em conta os problemas da Toyota, que por causa do vendaval que destruiu a fábrica de motores de Porto Feliz, SP, teve de suspender totalmente a produção de veículos no País:
“Conversamos com a montadora e com a Abradit, associação dos concessionários da marca, que nos informaram sobre plano de contingenciamento global para emergência, que inclui importações quando a produção não é possível em algum lugar”, comentou o executivo.
Ele admitiu, contudo, que sem a oferta momentanea de produtos e operando com estoques baixos a montadora perderá vendas neste final de ano. Isso, no entanto, na avaliação e Arcelio Jr., não afetará o mercado como um todo: “Como o Brasil é hoje um dos países mais competitivos do mundo no nosso setor, acreditamos que o consumidor da Toyota vai migrar para outras marcas”.
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Nova meta
A meta de crescer 5% no mercado de auotmóveis e comerciais leves baixou para 3%, o que representará 67,5 mil unidades a menos do que o inicialmente previsto. A estimativa inicial de atingir 2.608.777 emplacamentos de veículos leves em 2025 foi revista para total de 2.559.345. No ano passado, as vendas atingiram 2.484.740 unidades.
“Nosso objetivo é acertar, é estar o máximo possível perto da realidade”, comentou Arcelio Júnior ao alterar as projeções.
Ele lembrou que a estimimativa inicial contemplava expectativa de redução dos juros neste final de ano, o que o Banco Central já sinalizou que não ocorrerá. “Os juros altos impactam principalmente os consumidores dos veículos de entrada, o mais afetado pelo crédito mais restrito”.
De qualquer foram, o balanço do programa Carro Sustentável, que contempla os modelos mais baratos de cinco marcas, ainda é positivo, com aumento de 24,2% no comparativo interanual do mês de setembro.
No acumulado dos primeiros nove meses do ano, conforme números divulgados pela Fenabrave nesta quinta-feira, 2, foram comercializados 1,8 milhão de veículos leves, expansão de 3,3% sobre o mesmo período do ano passado.
Em setembro, com 231,4 nil emplacamentos e um dia útil a mais do que no período imediatamente anterior, houve alta de quase 8% sobre agosto e de 3,9% sobre o mesmo mês de 2024.
Foto: Divulgação/BMW
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